Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

É possível cair neve em Maringá?


Por Nailena Faian Publicado 03/07/2019 às 11h04 Atualizado 22/02/2023 às 16h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O inverno teve início em 21 de junho, mas até então as quedas bruscas de temperatura não foram sentidas no Paraná. Mas não subestime: a previsão é de frio intenso nos próximos dias.

O Climatempo está prevendo 0°C para sábado (6) em Maringá. Já o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) indica que a temperatura pode ficar negativa, chegando, pela primeira vez, a – 1°C.

Temperatura negativa somada a outros fatores são condições ideais para cair neve. Mas será que isso é possível em Maringá? Quem nunca sonhou em ver neve?

O portal GMC Online pesquisou e descobriu que sim, é possível, mas é muito (muito mesmo) difícil de acontecer. No Paraná, a ocorrência de neve é rara e quando acontece, geralmente é na região sudoeste, como em Palmas, conhecida por ser a cidade do vento e do frio. A última vez que os flocos de neve foram vistos nessa região foi em 2016.

Mas, segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, não se pode dizer que nunca vai ter um episódio de neve em Maringá. Ele explica que para isso se tornar realidade são necessários alguns “ingredientes”: temperatura negativa, nebulosidade e garoa.

Historicamente, a temperatura mais baixa registrada em Maringá foi em 23 de julho de 2013, quando os termômetros marcaram 0,5°C. Por pouco Maringá não registrou temperatura negativa.

Foi nessa ocasião que teve chuva congelada na cidade e em várias outras do estado. O meteorologista do Simepar explica a diferença entre esse fenômeno e o granizo.

“O granizo se forma dentro da nuvem. Já a chuva congelada é diferente. As gotas de chuva vêm super resfriadas e congelam quando tocam no solo, porque a temperatura no solo está negativa ou muito próxima disso”, diz.

No caso da neve, explica Kneib, a temperatura precisa estar negativa dentro da nuvem até o solo.

“Aqui no norte do Paraná, dentro da nuvem pode até ser que esteja negativo, mas a partir do momento que a água sai da nuvem, a temperatura do ambiente pode não estar, daí essa neve se dissipa. Além disso, as vezes até tem a temperatura negativa, mas não tem umidade, daí não forma a neve.”

Neste sábado, em Palmas a previsão é de -4°C. Segundo o Simepar, existe uma possibilidade pequena de cairem flocos de neve na cidade.

“Tem uma massa de ar fria muito forte que vai atingir o estado. Em Santa Catarina, em cidades como Chapecó e Xanxerê,a previsão é de neve. É muito próximo da região Sul do Paraná” explica o instituto de meteorologia.

Como deve seguir o inverno no Paraná

Apesar das quedas bruscas de temperatura nos próximos dias, logo em seguida o frio intenso já deve ir embora, voltando, em Maringá, a registrar temperaturas mínimas entre 13°C e 16°C.

Assim, no restante do Paraná, mesmo nos locais mais frios, as temperaturas também sobem, dificultando a ocorrência de neve.  Segundo o meteorologista do Simepar, a tendência é que neste ano o inverno seja mais ameno no Paraná, por isso os flocos de neve não devem ser vistos. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação