Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Doações de sangue no inverno diminuem até 35%


Por Letícia Tristão Publicado 14/08/2018 às 18h00 Atualizado 17/02/2023 às 23h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Hemocentro Regional de Maringá registra redução de 30% a 35% no número de doações de sangue no inverno.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Angela Tessaro, essa diminuição é histórica. O frio e a chuva são fatores que influenciam no número de doadores. “As pessoas acabam ficando mais reclusas em períodos de chuva e quando está mais frio”, explica.

Em média, são feitas cerca de 600 transfusões de sangue por mês no Hemocentro, que atende Maringá e outras 29 cidades da região. Ainda segundo Angela, pessoas com idade entre 30 e 45 anos são as que mais costumam doar.

O uso das doações também varia. Angela explica que depende do paciente e do quanto de sangue ele precisa. “A situação de cada um varia mês a mês, mas a doação é imprescindível”, destaca.

Doe sangue

A idade mínima para doação é de 16 anos. Menores de 18 só podem doar acompanhados dos pais ou responsáveis. Além disso, é importante levar documento com foto, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. A pessoa será avaliada para saber se está em condições de ser doador, reforça Angela.

Serviço

O Hemocentro Regional de Maringá fica localizado na Avenida Mandacaru, 1600, anexo ao Hospital Universitário (HU). O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 18h30, e aos sábados das 7h às 12h30.

Leia mais notícias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação