Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

‘Dia de Doar’: Hemocentro cadastra doadores de medula óssea


Por Luciana Peña/CBN Maringá e Agência Estado Publicado 03/12/2019 às 16h16 Atualizado 25/02/2023 às 04h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em uma das ações especiais para celebrar o “Dia de Doar”, o hemocentro de Maringá realiza o cadastro de doadores de medula óssea. Em Maringá, a abertura oficial das ações aconteceu no auditório Hélio Moreira, na manhã desta terça-feira. 

Segundo a Secretaria de Assistência Social, 8 pontos da cidade estão preparados para receber doações. Diversos clubes de serviço participam da celebração, como explica Luiz Guilherme Turquiare, que levou mais de 200 caixas de leite, arrecadadas pelo Lions Maringá.

“Fomos convidados pela SASC (Secretaria de Assistência Social) e realizamos hoje a doação de 240 litros de leite, arrecadados por nós. Mensalmente, o clube também realiza outras ações de incentivo e arrecadação de doações para outras entidades, que é nosso objetivo, ajudar e servir desinteressadamente”, declarou.

E na Praça Renato Celidônio, em frente ao auditório Hélio Moreira, o ônibus do Hemocentro cadastra doadores de medula óssea. Os doadores precisam ter de 18 a 55 anos e boas condições de saúde. O cadastro é feito com a retirada 5ml de sangue.

É um gesto simples e que pode salvar muitas vidas. Thiago Ruy Amaral recebeu este ano um transplante de medula óssea. O doador foi encontrado na Turquia e salvou não só a vida do Thiago como de toda a família dele.

“Hoje eu estou aqui para mostrar, como um gesto tão simples, pode ajudar salvar vidas, igual salvou a minha. Eu tive leucemia, e a única chance de cura era o transplante de medula. Felizmente, conseguimos achar um doador compatível no banco internacional, e hoje estou aqui contando a minha história”, afirmou Thiago.

5 mil pessoas estão na fila por um transplante de medula óssea. O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea tem 100 mil cadastrados e é universal.

Celebração Universal

O Dia de Doar é celebrado no mundo todo em 3 de dezembro e pretende espalhar e promover generosidade. A ação ocorre em 45 países do mundo, inclusive no Brasil. A origem da comemoração é norte-americana. Em 2012, nos Estados Unidos, o Dia de Doar foi criado pela organização nova-iorquina 92Y. O “Giving Tuesday” ou “Terça-feira de Doação” é promovido sempre na primeira terça depois do Dia de Ação de Graças.

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013. “É uma campanha que não vai estimular a doação apenas para uma única organização ou projeto e sim para todos os que fazem parte dessa comunidade ou causa”, explica o diretor da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, João Paulo Vergueiro, que é responsável pelo Dia de Doar no Brasil.

Neste ano, os objetivos são as campanhas comunitárias, que promovem a doação da comunidade para a própria comunidade, buscando o engajamento local das pessoas. A campanha também ensina aos agentes locais como bolar uma ação, com dez dicas para participar do Dia de Doar. No site (https://www.diadedoar org.br) é possível conferir histórias de quem já esteve em ação.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação