Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Desfile de aniversário bate recorde de inscritos


Por Redação GMC Publicado 08/05/2019 às 18h03 Atualizado 21/02/2023 às 13h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O desfile de aniversário de Maringá deste ano entrará para a história como o maior em relação ao número de participantes. Cerca de 4 mil pessoas de 70 entidades assistenciais, culturais, unidades de ensino e de órgãos públicos desfilarão a partir das 9h, no dia 13, na avenida Tiradentes (entre as avenidas Duque de Caxias e Herval).

O evento homenageará a força das mulheres na construção da história e desenvolvimento do município. A ala militar será aberta com a primeira turma (1983) de policiais militares femininas da cidade. Já a artística contará com cinco blocos e carros alegóricos. O primeiro contará a história das lavadeiras – mulheres que utilizavam a nascente do córrego Moscados no Parque do Ingá para obter recursos com a lavagem de roupas.

O segundo lembra a Maria do Ingá, cabocla de Joubert de Carvalho que inspira o nome da cidade. Os dois primeiros blocos terão a participação de cerca de 30 bailarinos, antecipando o terceiro carro alegórico que apresenta as grandes mulheres de época com a participação de pioneiras da área de saúde e educação.

O quarto carro será em formato de uma praça, local de encontro que apresentará as mulheres de destaque na sociedade atual e o quinto, a “mulher do futuro”, representada por crianças e marcado com telão em led. O desfile terá início no cruzamento da Duque de Caxias e término no cruzamento com a avenida Herval. A previsão é que o desfile tenha duração de 1h30 a 2h.

Prestigiando os pioneiros, homens e mulheres que ajudaram a construir a Maringá dos dias atuais, a Secretaria de Cultura reservará uma arquibancada especial, diferente das de outros anos que era destinada também para autoridades, com menos degraus e mais acessibilidade.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando, comemora a adesão voluntária das entidades e convida a comunidade a prestigiar o desfile de aniversário. “Agradecemos os inscritos que participarão do evento que além de homenagear o município, reconhece o valor das mulheres na construção de nossa bela cidade”, enfatiza.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação