Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Decreto reabrindo shoppings não sai nesta quinta em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 07/05/2020 às 21h00 Atualizado 23/02/2023 às 03h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Embora lojistas e shoppings estejam com a expectativa, um decreto permitindo a reabertura dos shoppings em Maringá não deve ser lançado nesta quinta-feira, 7. A informação é de duas fontes da Prefeitura de Maringá, que atuam diretamente na elaboração do documento.

Havia essa expectativa porque, na tarde de quarta-feira, 6, em reunião, sindicatos patronal e dos trabalhadores de shoppings ouviram do vice-prefeito, Edson Scabora, de que o decreto sairia o mais rápido possível.

Devido à Covid-19, os shoppings estão fechados desde o dia 20 de março em Maringá. Segundo o sindicato patronal, que representa oito estabelecimentos do tipo. das 700 lojas existentes, 70 fecharam e 1.600 pessoas foram demitidas.

Uma minuta – uma espécie de rascunho – já foi elaborada. Nela, devem constar obrigações como álcool em gel na entrada. Uma das fontes informou à CBN que está sendo discutida a possibilidade uma idade mínima de pessoas nos shoppings.

A minuta está no comitê gestor de saúde, grupo encabeçado pelo secretário Jair Biatto e que conta com técnicos da área. São eles quem decidem o que deve ou não funcionar, e aí cabe ao prefeito Ulisses Maia autorizar ou não.

Há pelo menos três semanas tem havido aumento de pressão muito grande por parte do setor na Prefeitura de Maringá. Empresários dizem estar tendo dificuldades financeiras; o Executivo, por sua vez, diz entender, mas que teme haver aglomeração de pessoas dentro dos shoppings.

A CBN Maringá procurou o representante do sindicato nesta quinta-feira, 7, mas ele preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Na quarta-feira, o presidente do sindicato patronal, Max Silvestrelli, falou com a imprensa antes de se reunir com a prefeitura. Indignado, ele disse que os shoppings estavam avaliando como algo pessoal o fato de não permitir a abertura desses locais.

O fato de a Prefeitura ter permitido que o comércio funcione até às 20h até esta sexta-feira, 8, em decorrência do dia das mães também foi algo mal visto pelos lojistas de shoppings. Eles também queriam algo nesse modelo.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação