Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Data de aniversário de Maringá foi escolhida pela iniciativa privada


Por Fábio Guillen Publicado 08/05/2020 às 11h32 Atualizado 23/02/2023 às 04h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá surgiu moderna e com uma presença marcante da iniciativa privada, há 73 anos. A cidade, que nasceu nas pranchetas do arquiteto e urbanista Jorge de Macedo Vieira faz aniversário no dia 10 de maio, mas poderia ter outras duas datas de aniversário.

Uma delas, talvez a mais importante, 14 de novembro, já que nesse dia, em 1951, a cidade conquistou sua emancipação política e virou município.

O dia 10 de maio foi escolhido pela Companhia de Terras Norte do Paraná que inaugurou nesse dia, no ano de 1947, o próprio prédio em Maringá para iniciar a comercialização de terrenos.

O evento, segundo os historiadores, contou com hasteamento da bandeira do Brasil e com o pronunciamentos de autoridades, dentre elas, Arthur Hugo Muller Thomas, gerente da companhia. Houve também a benção de Emílio Clement Scherer, o primeiro padre que chegou a Maringá.

De acordo com o historiador João Laércio Lopes Leal, isso não é comum no Brasil, mas o poder público na época aceitou comemorar o aniversário em uma data escolhida pela iniciativa privada.

“A data de 10 de maio, portanto, é uma data privada, criada por uma empresa particular. Não é uma data pública. A maior parte dos municípios do Brasil comemoram o aniversário na data da emancipação política. Maringá é uma cidade sui generis, diferente de outras do Brasil que comemora sua data de aniversário com a criação de uma empresa. Foi uma data criada pela companhia para dar início a venda dos lotes do plano urbano de Maringá”, disse o historiador João Laércio.

Maringá poderia ter outras duas datas de aniversário 

De acordo com o historiador Miguel Fernando Perez Silva, que é um grande estudioso da história da cidade, Maringá tem outras duas datas que poderiam ser consideradas aniversário da cidade. A primeira delas é 10 de novembro de 1942, quando aconteceu a inauguração de um grande empreendimento no Maringá Velho chamado Hotel Campestre.

De acordo com o historiador, naquele dia se iniciou a ocupação do chamado Maringá Velho. A outra data que poderia ser o aniversário da cidade é 14 de novembro de 1951, quando Maringá se tornou município. Veja o vídeo no fim da reportagem. 

Silva acredita que a escolha pelo dia 10 de maio demonstra o quanto Maringá já nasceu com uma presença marcante da iniciativa privada.

“Maringá sempre teve a presença da iniciativa privada desenvolvendo ações, seja pela companhia, seja pelas entidades de classe como a associação comercial, a sociedade médica. E a iniciativa privada sempre teve presença marcante, aliás, muito mais em alguns momentos do que a gestão pública. A demarcação do aniversário da cidade é uma representação prática dessa minha colocação”, disse o historiador Miguel Fernando Perez Silva.

Silva disse ainda que não existe nenhum registro ou motivo por escrito que explique por que escolheram o dia 10 de maio e não outras datas públicas.

“Não existe nenhum marco legal ou registro oficial para comemorar o aniversário da cidade nessa data [10 de maio] a não ser a demarcação desse início de vendas de lotes no Maringá novo”, acrescentou.

Antes de conquistar sua emancipação política, Maringá foi patrimônio de Londrina, de 1938 a 1943, posteriormente patrimônio de Apucarana, de 1943 a 1947 e, também, distrito de Mandaguari, de 1947 a 1951.

O planejamento, o engajamento das lideranças políticas e privadas e os pioneiros transformaram Maringá em uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação