Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Coruja como parte da família: conheça o Snow


Por Letícia Tristão Publicado 06/01/2019 às 11h26 Atualizado 19/02/2023 às 14h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/diariodeumacoruja/videos/672479979577778/

Um casal de Maringá tem três animais de estimação em casa. Essa informação seria completamente normal se um desses bichinhos não fosse uma coruja. Sim, André e Viviane Farias adotaram uma coruja branca, que aos três anos, leva numa boa a vida caseira ao lado dos ‘irmãos’, três cachorros.

André se interessou pela coruja durante uma visita dos cachorros ao veterinário, que estava cuidando da coruja resgatada de um cativeiro pela Polícia Ambiental.

Segundo André, a adoção é permitida pelo Ibama. Manter um animal silvestre em casa, mesmo que tenha sido resgatado por você, é crime se não for legalizado. “Pesquisei tudo sobre como ter uma coruja em casa, nem sabia se era possível”.

André explica que ter uma coruja em casa é muito diferente de ter outro tipo de ave. Isso porque corujas são animais de caça e não criam vínculo com os donos, como cachorros.

“Ele me vê no máximo como um parceiro de caça, porque ele sabe que se vir até mim vai ganhar comida. Ele é bem interesseiro”.

No entanto, o Snow ainda é o mascote da família. “Ele vai ser ‘carinhoso’ e vai confiar em você, até deixa fazer carinho, mas vai ser sempre uma ave de caça”.

O Snow é uma coruja famosa e mimada pelos donos, tem página no Facebook e até Instagram. André posta curiosidades sobre o animal e técnicas para cuidar de uma coruja. Além de divulgar os melhores momentos do bichinho.

“Pode parecer que ele está sorrindo para você, mas na verdade foi sorte de pegar o momento da boca aberta durante um grito”, ironiza.

O Snow fica no viveiro enquanto o casal está no trabalho, mas fica solto pela casa quando eles chegam. “Ele voa bastante dentro de casa, não para um minuto porque precisa fortalecer as asas”.

Por ser uma ave de rapina (caçadora), não pode ter as asas cortadas como as de um papagaio de estimação. “Se a coruja tentar voar e não conseguir, vai acabar atrofiando os músculos das costas o que pode levar a morte do animal”, explica.

Além disso, não pode ter as unhas cortadas também, justamente por ser uma ave de caça e usar as unhas para capturar e dilacerar os animais. “O próprio galho áspero das árvores faz o papel de lixar a unha”.

https://www.facebook.com/diariodeumacoruja/videos/711501282342314/

O Snow já deu um susto nos donos uma vez e fugiu de casa. Mas foi localizado um dia e meio depois no varal de uma residência. Fora isso, André conta que o Snow fica voando pela casa e no viveiro dele.

Segundo André, quando pequeno, não era ‘bonitinho’ como é hoje. O Snow demorou cerca de 80 dias para se formar e realmente parecer uma coruja.

Alimentação

A coruja é um animal carnívoro e que se alimenta principalmente de camundongos. “No começo, o Snow comia em torno de seis camundongos por dia. Atualmente ele come apenas um ou dois”.

André cria os camundongos em casa para alimentar o Snow. Na hora de comer, André coloca uma luva e chama o animal. Ele repete o treinamento de três a quatro vezes, para o Snow fazer o voo ao punho.

Snow é uma coruja da espécie tyto furcata, também conhecida como coruja-da-igreja. Essa espécie vive em média 25 anos e pode chegar a 38 centímetros.

Fotos: Facebook/Diário de uma Coruja

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação