Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Coronavírus: Como as cidades da região se preparam para a pandemia?


Por Victor Ramalho Publicado 19/03/2020 às 15h28 Atualizado 23/02/2023 às 17h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O coronavírus tem se espalhado rapidamente no Brasil nos últimos dias. Conforme o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, 18, são 428 casos confirmados da doença no país, com 5 óbitos, sendo quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro.

Em Maringá, o primeiro caso positivo de covid-19 foi anunciado também na quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma mulher, de 46 anos, que viajou à Espanha recentemente. Diante do temor pela pandemia, diversas cidades da região, incluindo Maringá, estão se mobilizando e tomando medidas para conter a propagação do vírus. Confira:

Maringá

O município declarou estado de emergência. Através de um decreto municipal divulgado na noite desta quarta-feira, 18, ficam suspensas a partir de sexta-feira, 20, as atividades do comércio e serviços não essenciais (Shoppings, parques, feiras ao ar livre e afins) por 30 dias.

Apenas mercados e supermercados, farmácias, postos de combustíveis e serviços de distribuição de gás e água terão autorização para operarem. No caso dos supermercados, a recomendação é que os estabelecimentos limitem a quantidade de itens que podem ser comprados por pessoa, evitando a possibilidade de desabastecimento de produtos básicos.

A Prefeitura também determinou o funcionamento de serviços públicos de saúde, com a utilização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul apenas para o diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus. O Hospital Municipal atenderá somente casos de internações O não cumprimento das recomendações pode acarretar em multas. Leia o decreto na íntegra.

Sarandi

A cidade estabeleceu a obrigatoriedade de trabalho home office (trabalho remoto, ‘em casa’) para servidores públicos municipais acima de 60 anos. Nas repartições públicas de Sarandi, também está sendo realizado rodízios de escala de funcionários, abrindo a possibilidade de trabalhos à distância, sempre que possível.

Através do decreto Nº 1368/2020, publicado na tarde de terça-feira, 17, ficaram suspensos, por um período de 30 dias, todo e qualquer evento, de natureza pública ou privada que envolva a aglomeração de pessoas na cidade. 

Ainda conforme o decreto, o comércio local e o Paço Municipal de Sarandi permanecerão fechados por um período de 15 dias, vigorando a partir de sexta-feira, 20. Para mais informações sobre o decreto, clique aqui.

Marialva

O prefeito Victor Martini publicou o Decreto Nº 6946/2020 na noite desta quarta-feira, 18. Através da medida, ficam suspensos em Marialva eventos que possam promover aglomerações de pessoas, entre eles, a tradicional “Festa da Uva Fina”, que seria realizada em junho.

A cidade também deteminou a suspensão das aulas da rede municipal na cidade, bem como o funcionamento de serviços ligados à Secretaria de Educação. 

Servidores públicos municipais que estão no grupo de risco do contágios, como idosos acima de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas estão autorizados a realizarem suas atividades via home officeConfira mais informações.

Paiçandu

A Prefeitura de Paiçandu divulgou na terça-feira, 17, algumas medidas que serão tomadas para evitar a propagação do vírus. As aulas da rede municipal de ensino serão paralisadas a partir de sexta-feira, 20, bem como aulas oferecidas pela Secretaria de Esportes e oficinas da Casa da Cultura por período indeterminado.

Eventos públicos com aglomeração superior à 25 pessoas também serão suspensos ou paralisados, com a recomendação de que se aconteça o mesmo nas reuniões de ordem religiosa. 

A Secretaria de Saúde Municipal disponibilizou um número para que as pessoas possam ligar e solicitar atendimento ou tirarem dúvidas quanto aos sintomas do covid-19. A recomendação é de que a população só procure as unidades de saúde caso apresentem os sintomas, como febre, tosse seca ou insuficiência respiratória. O telefone é (44) 3244-1012. Confira demais medidas.

Mandaguaçu

O prefeito Professor Índio decretou na manhã desta quinta-feira, 19, o fechamento do comércio por 15 dias, contando a partir de sexta-feira, 20. Apenas serviços essenciais, como farmácias e supermercados poderão funcionar, este último com a limitação de itens adquiridos por pessoa.

Restaurantes, lanchonetes, padarias e açougues poderão operar, mas sem atendimento direto ao público, apenas na modalidade delivery

Os setores internos da Prefeitura funcionarão normalmente, mas à portas fechadas. No setor de educação, as aulas estão suspensas em todas as instituições da cidade, públicas ou privadas, a partir de sexta-feira, 20. Leia o decreto.

Nova Esperança

Em Nova Esperança, membros do poder Executivo e Legislativo, Secretaria de Saúde e representantes do comércio estiveram reunidos no Gabinente Municipal na manhã desta quinta-feira, 19. Preventivamente, ficou acordado o fechamento do comércio local por 7 dias, a partir da próxima segunda-feira, 23, com possibilidade de prorrogação.

A medida deve constar no decreto, que será publicado até o fim da noite desta quinta-feira, 19.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação