Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Conheça os 10 sobrenomes mais comuns em Maringá


Por Luiz Santos Publicado 02/12/2019 às 18h43 Atualizado 25/02/2023 às 04h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Há “Silvas” espalhados por todos os lugares e não seria diferente em Maringá. Este foi o sobrenome mais registrado na cidade em 2019.

O dado faz parte de um levantamento feito a pedido do GMC Online, com base em informações da Central Nacional de Informações do Registro Civil, gerida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Confira abaixo a lista com os 10 sobrenomes mais registrados na cidade e suas origens:

1º – Silva

O sobrenome é o mais registrado em Maringá. De acordo com o Dicionário de Nomes Próprios, sua origem é portuguesa.

A palavra vem do latim e significa floresta, mata ou selva. Também há registros do sobrenome em países como Espanha e Itália.

2º – Santos

A segunda posição do ranking é ocupada pelo sobrenome Santos. É uma das alcunhas mais comuns nos países de língua portuguesa.

Conforme o Dicionário de Nomes Próprios, é considerado um dos sobrenomes mais antigos de Portugal e sua origem vem da palavra Sanctorum, que significa dos santos em latim.

Nascido em 13 de agosto em Maringá, um bebê ganhou os dois sobrenomes mais comuns: Santos e Silva. A mamãe Kassandra Ribeiro deu à luz, por cesária, ao pequeno Deivid Santos da Silva. O sobrenome veio do pai: Emerson Antonio Santos da Silva. É o primeiro filho do casal. 

3º – Oliveira

O sobrenome ocupa a terceira posição do ranking. Seu significado é árvore que produz a oliva, cultivadores de oliveira ou local cheio de oliveiras.

Apesar de ser um sobrenome bem comum em Portugal, há possibilidade de sua origem ser judaica.

4º – Souza

A quarta posição do ranking fica com o sobrenome Souza. A palavra deriva do latim saza ou saxa, que significa seixo ou pedra.

Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, a origem do sobrenome seria toponímica, pois seus primeiros registros são dos habitantes da região do rio Sousa, em Portugal.

5º – Rodrigues

O sobrenome Rodrigues é o quinto mais registrado em Maringá. A palavra tem origem portuguesa e sua derivação é patronímica do nome Rodrigo.

A terminação “es” era utilizada para dar a ideia de descendência. Há também uma variação espanhola do sobrenome, Rodríguez.

6º – Pereira

A sexta posição do ranking é ocupada pelo sobrenome Pereira. O nome significa árvore que produz peras.

Sua origem é portuguesa e a derivação é toponímica, tendo ligação com terras do norte português.

7º – Ferreira

O sobrenome significa “o que trabalha com ferro, ferreiro ou que vem da terra rica em ferro”.

Seu surgimento teria ocorrido ainda no século XI, na região da Península Ibérica, segundo o Dicionário de Nome Próprios.

8º – Alves

O sobrenome Alves tem origem patronímica. Ferreira significa filho de Álvaro.

De acordo com o Dicionário de Nomes Próprios, o surgimento deste nome em Portugal ocorreu a partir da Idade Média.

9º – Lima

A nona posição do ranking é do sobrenome Lima, que significa esquecimento.

Há um rio que nasce na Espanha e atravessa Portugal que se chama Lima, o que justifica a origem toponímica do sobrenome.

10º- Ribeiro

Ribeiro ocupa a décima posição do ranking, em 2019. Sua origem é da Península Ibérica e Ribeiro é considerado um nome toponímico.

Conforme o Dicionário de Nomes Próprios, a família começou a utilizar o sobrenome em Portugal como uma referência ao rio com esse nome que passava em suas terras.

Desde 2015

O levantamento mostra que entre 2015 e 2019, as quatro primeiras posições no ranking anual não sofreram alterações. Silva lidera a lista, seguido por Santos, Oliveira e Souza. Veja a lista completa abaixo.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação