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19 de abril de 2024

Confira o ranking de pedidos na Ouvidoria de Maringá


Por Letícia Tristão Publicado 29/08/2018 às 13h35 Atualizado 18/02/2023 às 02h51
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A Ouvidoria Municipal atende pelo telefone 156. Por mês, cerca de 11 mil ligações são feitas por maringaenses que querem reclamar, elogiar ou realizar pedidos para a Prefeitura de Maringá. Segundo o diretor da ouvidoria, Marcos Bogo, por dia são cerca de 550 ligações e 400 pedidos protocolados. “Muitas vezes, as pessoas ligam apenas para pedir informação e não solicitar algum serviço”, explica. 

Segundo dados levantados a pedido do Portal GMC Online, de janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) foi a que teve maior aumento no número de pedidos protocolados.

Até julho deste ano, foram feitos à Sema 9.018 pedidos. O número é 292% maior que os 2.301 feitos no primeiro semestre de 2017. De acordo com o secretário da pasta, Ederlei Alkamim, o aumento se deu por causa dos pedidos de castração. “No ano passado, a secretaria não atendia solicitações de castrações e a partir de algumas políticas públicas, trouxemos para o Bem-Estar Animal essa demanda”.

Além das castrações, os serviços mais pedidos para a secretaria são: recolhimento animais atropelados, denúncia de maus-tratos, poluição sonora, queimadas e corte irregular de árvores.

O setor que está no topo do ranking de pedidos na Ouvidoria é o da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp). Foram 19.601 de janeiro a julho deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram abertos 20.336.

As solicitações mais comuns são para iluminação, combate a abelhas, poda ou remoção de árvores, limpeza boca de lobo, manutenção tampa de bueiro e recolhimento de animais mortos.

Em terceiro lugar está a Secretaria da Fazenda (Sefaz), com pedidos para construção de calçada (em terrenos particulares), denúncia de vendedores ambulantes e verificação de alvarás. Até julho deste ano, foram 7.577 solicitações feitas por meio da Ouvidoria para a pasta. No ano passado, foram 6.488 – redução de 14,3%.

O quarto maior número de solicitações feito pela Ouvidoria foram para a Secretaria de Saúde. Foram 5.941 pedidos abertos este ano e 5.999 no ano passado. São pedidos para combater a dengue e escorpiões, consultas especializadas e vistoria para higiene de estabelecimentos.

Segundo informações da assessoria da prefeitura, “a ouvidoria não é responsável por resolver ou solucionar as denúncias, e sim acompanhá-las e cobrá-las.”

Foto da capa: Arquivo/PMM

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