Fechar

Maringá

Resumo

Confira o que abre e o que permanece fechado em Maringá

Publicado por Lethícia Conegero, 08:01 - 17 de maio de 2020

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Cleber França/GMC Online

No dia 18 de março, a Prefeitura de Maringá declarou situação de emergência, por meio do decreto municipal nº 445/2020, e proibiu o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais na cidade a partir de 20 de março, como medida de prevenção à Covid-19.


De lá para cá, alguns segmentos foram autorizados a retomar as atividades comerciais, com restrições, seja por flexibilização de decreto municipal ou liminar obtida na justiça. Confira o que pode abrir e o que permanece fechado em Maringá:


Essenciais


Considerados serviços essenciais, os supermercados, mercados, farmácias, distribuidoras de água e gás e postos de combustíveis mantiveram o funcionamento em Maringá.


Atualmente, os supermercados e mercados, que tiveram os horários alterados durante o período de isolamento social, estão autorizados a abrir em todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira, o horário é das 8h às 20h, e aos sábados, domingos, e feriados, das 8h às 18h.


Serviços de alimentação


Os serviços de alimentação, que a princípio só poderiam atender por sistema de delivery, e posteriormente drive thu e retirada no balcão, foram autorizados a abrir as portas para consumo no local desde o dia 11 de maio.


A decisão está prevista no decreto municipal nº 637/2020, e incluiu restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, cantinas, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, unidades de alimentação e nutrição dos serviços de saúde, delicatéssens, pastelarias, rotisserias e congêneres.


Os estabelecimentos fecham às 22h, podendo receber clientes até esse horário. Os clientes podem permanecer no interior do local até às 23h. Após às 22h, as mesas, eventualmente posicionadas nas calçadas, devem ser retiradas. Espaços kids, playgrounds, salas de jogos/diversões ou quaisquer outros espaços similares, devem permanecer fechados.


Mercearias, casas de massas e produtos naturais, açougues, peixarias, quitandas, comércio de hortifrutigranjeiros e lojas de conveniência, podem funcionar de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. 


Feiras livres


As feiras livres voltaram a funcionar no dia 25 de abril em Maringá. A Feira Livre da avenida Mauá foi transferida para o estacionamento do Estádio Willie Davids, local em que ocorre a Feira do Produtor às segundas, quartas e sábados.


Academias


O decreto municipal nº 637/2020 também autorizou a abertura de academias de ginástica e academias dos condomínios, exceto as de clubes e associações recreativas. A decisão vale a partir desta segunda-feira, 18. O funcionamento é permitido de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. Clique aqui e veja as regras.


O atendimento individualizado de personal trainer ao ar livre ou em ambientes fechados de academias, inclusive aquelas localizadas nos condomínios residenciais, está autorizado desde a publicação do decreto, no dia 8 de maio.


Artes marciais


Aulas de artes marciais, como muay thai, jiu-jitsu, caratê, judô, taekwondo, krav magá e outros, também não foram contempladas na portaria e, portanto, continuam suspensas em Maringá.


Piscinas


As piscinas e as aulas de natação, bem como as saunas, também não foram contempladas na portaria nº 049/2020, que autorizou a reabertura das academias. Essas atividades continuam proibidas.


Proprietários de academias e escolas de natação de Maringá se mobilizaram pedindo a reabertura. Clique aqui e saiba mais.


Clubes


Os clubes, associações recreativas e afins, também permanecem com as atividades suspensas em Maringá.


Condomínios


Nos condomínios, as áreas comuns, playground, salões de festa e piscinas, também devem permanecer fechados, por determinação de decreto municipal.


Shoppings


Os shoppings de Maringá, que estavam fechados desde o dia 20 de março, retornam as atividades no último dia 8, por meio do decreto municipal nº 637/2020. O horário de funcionamento permitido é das 11h às 20h, de segunda a sexta-feira. No caso dos shoppings atacadistas, o horário estipulado é das 7h às 15h, também de segunda a sexta.


Estabelecimentos de alimentação localizados em shoppings podem funcionar, desde que possuam acesso pelo exterior. Devem ser interditados eventuais acessos pelo interior do shopping. No caso dos que não possuem acesso pelo exterior, é permitido delivery e retirada de alimentos no balcão.


Além disso, os cinemas e outros estabelecimentos de entretenimento do shopping permanecem fechados.


Comércio de rua


O comércio de rua, que retomou as atividades no dia 20 de abril, está autorizado a funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, também com restrições. A decisão está prevista no decreto municipal nº 566/2020. Clique aqui e veja as regras para o funcionamento dos estabelecimentos.


Lojas de materiais de construção


Em Maringá, as lojas de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, madeiras, ferragens e tintas, podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.


Missas, cultos e reuniões religiosas


O decreto municipal nº 637/202 também autorizou a realização de até três cultos, missas ou reuniões religiosas aos domingos e uma durante a semana, com restrições. Clique aqui e veja as regras.


Salões de beleza


Em Maringá, salões de beleza e barbearias podem funcionar desde o dia 22 de abril. O funcionamento é permitido das 9h às 17h. Fica proibido serviços de barba, microblading e micropigmentação. A recomendação da Prefeitura de Maringá é para que os estabelecimentos trabalhem com agendamento de clientes, para evitar aglomerações.


Hotéis


A rede hoteleira de Maringá, que permaneceu fechada por mais de 30 dias, foi autorizada a retomar as atividades no dia 27 de abril.


Bancos


As agências bancárias de Maringá estão atendendo normalmente, também com medidas de prevenção obrigatórias.


Casas lotéricas


As casas lotéricas estão autorizadas a funcionar de segunda a sábado, das 8h às 18h, desde o dia 13 de abril, por meio do decreto municipal nº 544/2020.


Indústria e construção civil


Os setores de indústria e construção civil também voltaram a funcionar no dia 13 de abril, com restrições previstas no decreto municipal nº 546/2020. Não há restrição de horário.


Manutenção de veículos


As oficinas mecânicas, auto socorro, borracharias e delivery de autopeças estão autorizados a funcionar desde o dia 7 de abril em Maringá, pelo decreto municipal nº 502/2020.


Pets shops


Os pets shops de Maringá estão autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.


Clínicas médicas


As clínicas e consultórios médicos estão autorizados a abrir desde o dia 7 de abril, das 9h às 17h - exceto emergências. A decisão inclui as clínicas médicas especializadas ao atendimento do transtorno do espectro autista, consultórios odontológicos, de fisioterapia, e de psicologia.


Suspensos


Permanece proibido o funcionamento de casas noturnas, tabacarias, boates, baladas, casas dançantes e similares, além de teatros e demais casas de eventos. Não está autorizada a realização de eventos em Maringá.


 


Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.



Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.



 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo