Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Com equipamentos enviados pelo Estado, HU pode abrir 30 leitos de UTI


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 21/04/2020 às 17h25 Atualizado 23/02/2023 às 09h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os 108 leitos da nova ala do Hospital Universitário de Maringá (HUM) estão prontos desde o final de 2018. E nunca foram tão necessários quanto agora, neste momento de pandemia. O HUM atende pacientes de Maringá e 29 municípios da região. Prefeitos desta região, a Amusep, se reuniram na segunda-feira, 20, para discutir a abertura destes leitos.

O diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, diz que a ideia é ir abrindo de dez em dez leitos de UTI, até 30, e deixar o restante de retaguarda. Mas é preciso profissionais especializados e equipamentos. Alguns respiradores foram enviados pelo Governo do Estado.

“O governo do Estado já enviou para o HUM 20 respiradores, dez respiradores do governo do Estado, dez respiradores do Ministério da Saúde, e mais alguns complementos para a instalação desses respiradores. É óbvio que uma ala de UTI, ou mesmo enfermaria, ou de leito de retaguarda não precisa só de respirador. Precisa de cama e outros equipamentos, e isso o hospital vem providenciando para inaugurar numa sequência: dez leitos de UTI, depois mais dez, e poder chegar a 30. A dificuldade levantada pelo hospital é no sentido também de funcionários. Como conseguir força de trabalho para inauguração dessas alas”, destacou.

O prefeitos se comprometeram a ajudar o hospital. Uma possibilidade é emprestar mão de obra.

“Você pode ter o dinheiro para contratar e não ter o profissional. Existe uma força dos municípios em ceder mão de obra para o HUM, não para atender diretamente o Covid-19, mas para dar suporte para o HUM pra que o HUM desloque a sua força de trabalho interna para essa ala”, acrescentou.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação