Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Clima: Quando começa a esfriar em Maringá?


Por Lethícia Conegero Publicado 04/04/2020 às 14h12 Atualizado 23/02/2023 às 13h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O outono começou no dia 20 de março e, aos poucos, as temperaturas devem começar a cair. Nesta quinta-feira, 2, com a passagem de uma frente fria pelo Paraná, uma massa de ar frio ingressou no Estado. Nesta sexta-feira, 3, algumas cidades da região sul, como Palmas e General Carneiro, registraram temperaturas de 5 ºC.

Essa massa de ar frio deve avançar por todo o Estado neste fim de semana, segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Paulo Barbieri.

Em Maringá, apesar do sol, a temperatura mínima deve ser de 11-12 ºC e a máxima em torno dos 26 ºC neste sábado, 4. No domingo, a mínima é de 14-15 ºC e máxima de 27-28 ºC, também com previsão de sol. Na segunda-feira, 6, uma nova frente fria avança pelo Paraná, trazendo chuvas para todo o Estado.

De acordo com Barbieri, não há previsão de resfriamento significativo na primeira quinzena de abril em Maringá.

“A semana fica com temperaturas mais amenas, principalmente as máximas, que devem variar entre 26ºC e 27 ºC em Maringá. Ainda não há previsão de frio intenso na cidade, mas não se descarta a ocorrência ainda no mês de abril”, destaca.

Ao longo da semana, a mínima varia entre 16ºC e 18ºC e a máxima entre 26ºC e 27ºC em Maringá. No próximo sábado, 11, a mínima cai para 12ºC e no domingo, 12, fica em 13ºC. As máximas não passam de 24ºC nos dois dias.

Normalmente o outono apresenta grande amplitude térmica diária, que é a diferença entre a menor e a maior temperatura. As ondas de frio mais intensas costumam ocorrer na primeira quinzena de maio.

Em Maringá, a temperatura mínima média para o mês de maio é 15ºC e a máxima média é 23ºC, podendo fazer mais ou menos, dependendo do dia. Já em junho, a temperatura mínima média para Maringá é 13ºC e a máxima é 22ºC.

No Paraná, as primeiras geadas devem ocorrer em abril entre as regiões Central e Sul, em áreas de vales e encostas protegidas do vento. Em maio e junho, as geadas devem atingir todas as regiões do Estado. O inverno começa no dia 20 de junho.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação