Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Central de Intérprete de Libras ainda não foi implantada em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 03/01/2019 às 15h50 Atualizado 19/02/2023 às 13h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma lei de 2011 estabeleceu a criação da Central de Intérprete de Libras de Maringá, o que facilitaria a comunicação de surdos em várias situações do dia a dia. A central não chegou a funcionar, segundo o ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Alexandre. “A lei foi sancionada pelo prefeito. O conselho fez todos os trâmites, mas a central ainda não foi implantada. O que existe hoje são parcerias com instituições privadas ou associações que disponibilizam intérpretes”, diz.

O serviço teria intérpretes que poderiam ser acionados online em diversas situações. Um surdo que precisa se comunicar ao chegar em um posto de saúde, por exemplo.

A linguagem de sinais ganhou visibilidade esta semana após o discurso em Libras da primeira-dama Michele Bolsonaro. O gesto despertou o interesse pelo assunto. Maringá tem um curso de graduação em Letras-Libras com formação em bacharel para intérpretes, e licenciatura para professores.

Há opções de cursos livres também. A Unicesumar está oferendo um curso de Libras online, básico e de graça. São 40 horas de curso a distância e a inscrição pode ser feita até dia 15 no site da instituição. A diretora-geral da primeira faculdade no Paraná a oferecer o curso, a Eficaz, Amanda Chaves, diz que a legislação abre o mercado de trabalho para os Intérpretes e melhora a vida dos deficientes.

Ouça a reportagem completa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação