Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Casa ou apartamento, qual a melhor opção para você?


Por Nailena Faian Publicado 28/02/2019 às 18h00 Atualizado 20/02/2023 às 08h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Seja para alugar ou para comprar, na hora de escolher o imóvel onde você vai morar paira a dúvida: casa ou apartamento? A decisão final precisa levar em conta vários aspectos para que depois não haja arrependimento nem transtornos.

Quem sempre morou em casa e vai migrar para um apartamento pode estranhar um pouco no começo. Isso porque o condomínio tem regras que precisam ser seguidas. “Na casa você tem mais liberdade, faz festa e recebe pessoas mais à vontade, agora, no condomínio existem regras que não foram criadas por você e que devem ser respeitadas”, avalia Silvinho Iwata, diretor da imobiliária Silvio Iwata, em Maringá.

Um segundo critério que precisa ser levado em consideração é o espaço. Geralmente, a casa tem uma área maior. Para quem está acostumado com isso, mudar-se para um apartamento pode ser impactante no início.

O diretor da imobiliária destaca que um ponto que muitas pessoas levam em consideração quando optam por um apartamento é a questão da segurança.

“A casa é um pouco menos segura. No apartamento, você tem a opção de receber uma entrega na portaria ou deixar a chave com um vizinho para o prestador de serviço realizar algo no seu imóvel. E tem também a questão de segurança patrimonial, muitas pessoas ficam fora a maior parte do tempo e o imóvel fica sozinho”, pondera.

Apesar das áreas comuns de um condomínio terem restrições, também há o lado bom, que é a liberdade das crianças para brincarem no espaço de lazer. Para quem tem filhos, é algo muito importante para se considerar.

Se a escolha for um apartamento e você tiver animal de estimação, é importante checar se o condomínio permite animais. Tem alguns que restringem a entrada de pets ou limitam, permitindo só cães de pequeno porte.

Sobre o valor do imóvel, Iwata explica que o senso comum insiste que morar em apartamento é mais caro por conta da taxa do condomínio. No entanto, as pessoas esquecem de levar em consideração gastos com o quintal de uma casa.

“A área externa de uma casa precisa de manutenção, que envolve serviço de jardinagem, limpeza, tem que lavar calçada, podar árvore, são muitos detalhes que passam despercebidos”, comenta.

Do ponto de vista de investimento, Iwata lembra que um apartamento valoriza mais, em compensação, a casa é, tradicionalmente, um patrimônio mais seguro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação