Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

′Arrastão′ contra dengue será realizado em bairros da Zona Sul


Por Redação GMC Online Publicado 06/02/2020 às 17h06 Atualizado 24/02/2023 às 02h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá intensifica as ações de combate e prevenção da dengue, promovendo neste sábado, 8, mais um ′arrastão′ para retirar bens inservíveis. O trabalho se concentrará em bairros da Zona Sul. Concentração de máquinas, caminhões e servidores será na rua Tulipa, em frente ao Parque do Japão, a partir das 7h30. Agentes de controle da dengue farão vistorias em residências.

A estratégia do ′arrastão′ muda em relação ao modelo aplicado no último final de semana em bairros da Zona Norte, quando máquinas e caminhões percorreram ruas e avenidas retirando materiais. Na Zona Sul, caçambas serão posicionadas em pontos fixos e cidadão deve levar descartáveis até esses locais. Casos excepcionais serão atendidos no local relatado pelo cidadão. O descarte já pode ser feito a partir das 15h30 de sexta, 7, quando as caçambas já estarão instaladas.

“Toda a estrutura de máquinas e caminhões estará à disposição, mas vamos atuar em situações específicas, em locais com descarte já concentrados, como fundos de vale. Atenderemos também problemas pontuais, a partir do relato de morador no ponto fixo de recolhimento”, afirma a diretora executiva da Secretaria de Serviços Urbanos, Ligia Guedes.

A mudança se justifica por várias razões, a começar pela dificuldade de movimentar caminhões e máquinas por ruas estreitas, com veículos estacionados. Riscos de danos em calçadas também foram considerandos para adotar nova estratégia. “Importante também que o cidadão se acostume a descartar seus resíduos nos locais adequados”, afirma Maria Lígia.

Permanece o apelo para que não sejam descartados resíduos e bens inservíveis em calçadas, canteiros, praças, fundos de vale e estradas rurais. O ′arrastão′ também não vai recolher restos de construção e gesso, que exigem remoção em caçambas contratadas pelo gerador do resíduo, considerando descarte em locais específicos e autorizados. Lâmpadas também não serão coletadas.

A participação mais ativa do cidadão nos bairros onde a ação será realizada é extensiva a pessoas de outras regiões, que podem se voluntariar para ajudar no ′arrastão′. “Todo apoio é muito bem vindo”, afirma Maria Ligia, lembrando que o combate à dengue é um esforço coletivo que envolve toda a cidade. “Estamos em guerra contra o mosquito”, acrescenta.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação