Fechar

Maringá

Maringá

Altura dos festões natalinos incomoda comerciantes na área central

Publicado por Carina Bernardino/CBN Maringá, 09:50 - 26 de Novembro de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Carina Bernardino/CBN Maringá

Como aconteceu em novembro do ano passado, caminhões arrebentaram dois festões natalinos da Maringá Encantada, instalados na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. É que segundo comerciantes, os enfeites com bolas e luzes de Natal estão muito baixos.


A loja em que o repositor João Rodrigues trabalha é uma das prejudicadas. Os caminhões não conseguem parar em frente ao estabelecimento para fazer a carga e descarga dos produtos. "De certa forma, atrapalha. O enfeite, em si, não é problema. O problema é a altura que é colocado", frisa Rodrigues. 


A CBN entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob), que informou que o caso desta segunda-feira (25) é o segundo registrado este ano. O secretário Gilberto Purpur informou que a empresa responsável pela instalação foi notificada e deve elevar a decoração natalina da via.

Bloco de Imagem

Foto: Carina Bernardino/CBN Maringá

No entanto, o secretário Municipal de Cultura, Miguel Fernando Perez, fez outra orientação. Ele pede a compreensão dos motoristas de veículos altos. "Nós já subimos um pouco, em relação ao ano passado. Mas, mesmo assim, a decoração acaba ficando um pouco mais baixa. O que a gente tem pedido é a sensibilidade dos comerciantes para, em vez de pararem mais próximo do comércio na Getúlio Vargas, pararem os caminhões no estacionamento do canteiro central, porque é o ponto mais alto", aconselha Perez.


No ano passado, após quebras de festões natalinos, os enfeites da Avenida Getúlio Vargas foram elevados para evitar maiores prejuízos financeiros. Na época, a Prefeitura de Maringá informou que os custos referente aos danos são absorvidos pelas empresas vencedoras da licitação.


Em nota, a prefeitura reforçou que a altura da decoração em alguns pontos está adequada para a passagem de caminhões. Leia na íntegra:


"Os 'festões' estão numa altura adequada para caminhões de médio porte, que podem usar a pista da direita da via onde a decoração encontra-se num ponto mais alto, reduzindo ou eliminado o risco de contato. Na eventualidade de ser necessário o trânsito de veículos com altura incompatível com os 'festões', podem ser adotadas medidas pontuais para que o deslocamento ocorra sem riscos, desde que a organização seja previamente comunicada. A Prefeitura de Maringá reconhece que o projeto de decoração natalina pode trazer incômodos e busca minimizá-los, mas é importante sublinhar que se trata de um evento grandioso e, portanto, agrega valor para diversas atividades econômicas."


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo