Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

3 em cada 10 maringaenses pretendem economizar o 13º salário


Por Letícia Tristão Publicado 27/11/2018 às 10h38 Atualizado 19/02/2023 às 03h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O 13º salário é tão esperado pelos contribuintes quanto pelos comerciantes. Isso porque o dinheiro “extra” movimenta e economia, mesmo quando é usado para quitar dívidas. Em Maringá, 27% dos trabalhadores devem economizar esse dinheiro. A projeção é do economista João Ricardo Tonin, com base  na pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Ainda segundo a análise do economista sobre o cenário maringaense, uma boa parte pretende comprar os presentes de Natal com o 13º salário: mais de 20%. Além disso, 17% devem utilizar o dinheiro para quitar dívidas em atraso e 11% devem destinar o benefício ao pagamento de impostos.

De acordo com Tonin, é importante que os gastos estejam na ponta do lápis com a aquisição do 13º salário. “Parte do salário deve ser destinado a quitação de dívidas e parte para investimento, para começar o próximo ano com o pé direito nas finanças pessoais”, afirma.

No Paraná, uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), reforça que a maior parte dos trabalhadores pretende quitar dívidas com o dinheiro extra. A opção foi citada por 33% dos paranaenses entrevistados.

Injeção na economia

Em Maringá, o salário extra deve injetar R$ 543 milhões na economia. De acordo com Tonin, o valor médio do 13º na cidade deve ser de R$ 2.286 e Maringá deve terminar o ano com 157 mil profissionais.

Pagamento

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.

Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber a última parte do 13º na de segunda-feira (26) e podem receber até o dia 7 de dezembro, junto com o benefício mensal.

O 13º salário existe há mais de 50 anos e o benefício foi instituído no ano de 1962, conforme o economista.

* As respostas dos consumidores podiam ser combinadas com outras, por isso o percentual soma mais de 100%.

Foto da capa: Cléber França/GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação