Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Trópico de Capricórnio passa por Maringá; entenda o que significa


Por Nailena Faian Publicado 23/02/2020 às 14h18 Atualizado 23/02/2023 às 23h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você sabia que o Trópico de Capricórnio passa por Maringá? Há até um monumento para representar essa linha geográfica imaginária. Fica na rotatória da PR-317, no Contorno Sul, e foi instalado em 22 de dezembro de 2005.

A construção do monumento na saída para Campo Mourão foi feita pela Viapar em cumprimento à lei 2.205/87, que autorizava inserir o marco indicativo da passagem do Trópico de Capricórnio em Maringá, e que até então não havia sido feito.

Depois que o então vereador Humberto Henrique fez a solicitação de construção, o projeto foi elaborado pela arquiteta Samira Soledad a partir do desenho original criado por Jorge Villalobos, professor de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O GMC Online conversou com o professor Jorge Villalobos. Ele afirma que o Trópico de Capricórnio é extremamente importante e que Maringá é agraciada por ter essa linha imaginária passando pela cidade.

“É importante do ponto de vista geográfico porque aponta o movimento aparente do sol. Tem a questão de formar uma corrente de cidades pelas quais a linha cruza, o que permite se falar de cidades irmãs do trópico, por exemplo. Por outro lado, tem o ponto de vista cultural. Essa linha imaginária sempre foi uma espécie de fronteira. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, essa linha imaginária marcava a fronteira até onde a terra relativamente era conhecida”, explica o geógrafo. 

 

Entenda

O Trópico de Capricórnio é uma linha geográfica imaginária que corta o globo terrestre no sentido horizontal. Foi traçada paralelamente à Linha do Equador e serve para marcar o limite da área em que os raios solares incidem verticalmente sobre a superfície da Terra.

Assim, quando é verão no hemisfério sul, os raios incidem no Trópico de Capricórnio e quando é verão no hemisfério norte (e inverno no sul), os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Portanto, uma das utilidades é a dinâmica das estações do ano.

Essas linhas receberam este nome por causa da proximidade das constelações de Câncer e de Capricórnio.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação