Fechar

Maringá

linha imaginária

Trópico de Capricórnio passa por Maringá; entenda o que significa

Publicado por Nailena Faian, 11:18 - 23 de February de 2020

Você sabia que o Trópico de Capricórnio passa por Maringá? Há até um monumento para representar essa linha geográfica imaginária. Fica na rotatória da PR-317, no Contorno Sul, e foi instalado em 22 de dezembro de 2005.


A construção do monumento na saída para Campo Mourão foi feita pela Viapar em cumprimento à lei 2.205/87, que autorizava inserir o marco indicativo da passagem do Trópico de Capricórnio em Maringá, e que até então não havia sido feito.


Depois que o então vereador Humberto Henrique fez a solicitação de construção, o projeto foi elaborado pela arquiteta Samira Soledad a partir do desenho original criado por Jorge Villalobos, professor de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Bloco de Imagem

Foto: Gomaringá

O GMC Online conversou com o professor Jorge Villalobos. Ele afirma que o Trópico de Capricórnio é extremamente importante e que Maringá é agraciada por ter essa linha imaginária passando pela cidade.



"É importante do ponto de vista geográfico porque aponta o movimento aparente do sol. Tem a questão de formar uma corrente de cidades pelas quais a linha cruza, o que permite se falar de cidades irmãs do trópico, por exemplo. Por outro lado, tem o ponto de vista cultural. Essa linha imaginária sempre foi uma espécie de fronteira. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, essa linha imaginária marcava a fronteira até onde a terra relativamente era conhecida", explica o geógrafo. 




 


Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

Entenda


O Trópico de Capricórnio é uma linha geográfica imaginária que corta o globo terrestre no sentido horizontal. Foi traçada paralelamente à Linha do Equador e serve para marcar o limite da área em que os raios solares incidem verticalmente sobre a superfície da Terra.


Assim, quando é verão no hemisfério sul, os raios incidem no Trópico de Capricórnio e quando é verão no hemisfério norte (e inverno no sul), os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Portanto, uma das utilidades é a dinâmica das estações do ano.


Essas linhas receberam este nome por causa da proximidade das constelações de Câncer e de Capricórnio.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo