Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Programação do Festival de Maracatu continua neste fim de semana


Por Redação GMC Publicado 14/12/2018 às 12h52 Atualizado 19/02/2023 às 09h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A 2º edição do Festival de Maracatu de Maringá – Femara continua as atividades nos próximos dias 14, 15 e 16 de dezembro, para divulgar e manter viva a história e os fundamentos de um dos mais antigos ritmos afro-brasileiros, o Maracatu.

O grupo Maracatu Ingazeiro, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Prêmio Aniceto Matti, traz para esta segunda parte do festival o Mestre da Nação de Maracatu Porto Rico, Chacon Viana; a batuqueira Lany da Oxum (da Nação Porto Rico, Nação Encanto do Pina e do Grupo Baque Mulher Recife), o Ogan Deivson Santana (Encanto do Pina e Porto Rico), a Dama-do-Paço Soiane Gomes (Nação Porto Rico e batuqueira do Baque Mulher Salvador) e a Calunga Elizabeth, a Madrinha da Nação Porto Rico – pela primeira vez no Sul do País.

“É importante manter esse projeto no interior do Paraná, porque o mundo todo está tocando Maracatu. E estamos felizes por estar bem representado pelo Ingazeiro, que levanta essa bandeira. Então, para gente aqui das Nações, é motivo de muito orgulho ser representado aí no interior do Paraná”, acrescentou Mestre Chacon Viana.

Na sexta-feira (14), a programação do festival inclui Oficina do Encanto Do Pina, com Ogan Deivson Santana, na Vila Olímpica (Térreo do Restaurante Popular), 09h às 11h30 e 15h às 19h, e Oficina Na Gira Com a Calunga, com a Dama-do-Paço Soiane Gomes, no Centro Comunitário Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada), das 21h30 às 23h.

Já no sábado (15), o dia será aberto com a mesa “Maracatu Ingazeiro recebe Calunga Elizabeth, a Madrinha da Nação Porto Rico”, com a presença de Mestre Chacon Viana, Soiane Gomes, Deivson Santana e Lany da Oxum, no Casa de Cultura Alcídio Regini (Jd. Alvorada), das 9h às 10h30.

Não à toa será preparada uma mesa de conversa e trocas de experiência sobre a recepção da Calunga Elizabeth. Também chamada de boneca, a Calunga faz parte do ritual do maracatu há séculos, encarnando nos seus axés a força dos antepassados do grupo. Em sua honra são cantadas, ainda dentro da sede, as primeiras loas (cantos), quando a Calunga é retirada do altar pela Dama-do-Paço e passa às mãos da rainha, que a entrega à baiana mais próxima e assim se sucede, de mão em mão até retornar novamente às mãos da soberana.

“Para nós, do Maracatu Ingazeiro, que temos o grupo há oito anos e fazemos tudo com fundamento e responsabilidade, é muito importante receber a Madrinha da Nação Porto Rico, Calunga Elizabeth. Renova a energia, os fundamentos e os motivos da gente estar fazendo essas atividades aqui. É sempre bom receber os metres, porque a gente bebe da fonte aqui na nossa casa. Receber uma boneca Calunga é uma grande honra e um privilégio, pois são poucos que conseguem. Vai ser um momento especial, com certeza. Cercado de muita história e bastante conhecimento para acrescentar”, destaca João Guilherme Furlan, coordenador geral e líder do Maracatu Ingazeiro, também organizador do Femara.

As oficinas do dia 15 acontecem no Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada), a partir das 10h30. São elas: Oficina Baque Geral Nação Porto Rico, das 10h30 ao meio dia, e Oficina Naipes Separados, das 14h30 às 16h30. A segunda conta com aulas separadas por instrumentos, orientados por cada um dos convidados: Lany + Soiane (Agbês), Mestre Chacon (Alfaias e Caixas) e Deivson (Timbal e Gongue).

Para finalizar o sábado, também no Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada), será realizada a primeira oficina do repertório de Carnaval da Nação Porto Rico fora de Recife, das 16h30 às 18h30. E por fim, o grupo maringaense Anjos da Guarda (Bumba Meu Boi) realizará, das 20h30 às 21h, a cerimônia de encerramento Morte do Boi, seguida de discotecagem do DJ Ed Groove até às 23h.

No domingo (16), mais uma vez será realizada a oficina do repertório de Carnaval da Nação Porto Rico, no gramado do Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada), das 10h ao meio dia. Na Praça da Catedral, o 2º Festival de Maracatu de Maringá finaliza as atividades com um cortejo de encerramento, das 15h às 18h.

Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação:

14/12 

Oficina do Encanto Do Pina – Deivson Santana
Local: Vila Olímpica – Térreo do Restaurante Popular.
Horário: 09h às 11h30 e 15h às 19h.

Oficina Na Gira Com a Calunga – Dama-do-Paço Soiane Gomes
Local: Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada).
Horário: 21h30 às 23h.

15/12 

Mesa de Abertura – Maracatu Ingazeiro recebe Calunga Elizabeth, a Madrinha da Nação Porto Rico
Local: Casa de Cultura Alcídio Regini (Jd. Alvorada).
Horário: 09h às 10h30.
Presença de Mestre Chacon Viana, Soiane Gomes (Dama-do-Paço da Nação Porto Rico e batuqueira do Grupo Baque Mulher Salvador), Deivson Santana (batuqueiro da Nação Encanto do Pina e Ogan do Ilê Axé Oxum Deym) e Lany da Oxum (Agbezêra da Nação Porto Rico e batuqueira da Nação Encanto do Pina e do Grupo Baque Mulher Recife).

Oficina Baque Geral Nação Porto Rico – Mestre Chacon Viana
Local: Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada)
Horário: 10:30 às 12h

Oficina Naipes Separados
Local: Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada)
Horário: 14:30 às 16:30
Professores: Lany da Oxum + Soiane Gomes (Agbês), Mestre Chacon Viana (Alfaias e Caixas) e Deivson Santana (Timbal e Gongue).

Oficina do Repertório Carnaval 2019 da Nação Porto Rico – Mestre Chacon Viana
Local: Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada)
Horário: 16:30 às 18:30
*(primeira oficina fora de Recife do novo repertório)

Apresentação do Grupo Anjos da Guarda (Bumba meu Boi)
Local: Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada)
20:30 às 21h
*(Cerimônia de Encerramento, Morte do Boi)

Apresentação DJ Ed Groove
Local: Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada)
Horário: 21h às 23h

16/12 

Oficina do Repertório Carnaval 2019 da Nação Porto Rico – Mestre Chacon Viana
Local: Gramado do Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (Jd. Alvorada).
Horário: 10h às 12h.

Cortejo De Encerramento
Local: Praça da Catedral.
Horário: 15h às 18h.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação