Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Intera Festival começa nesta quarta-feira; confira a programação


Por Redação GMC Publicado 05/12/2018 às 12h01 Atualizado 19/02/2023 às 05h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A segunda edição do Intera Festival será realizada nesta semana. O evento conta com roda de conversa InteraPRÓ – Painel Música e Mercado e DropShow – Intera Festival, com a banda Confeitaria (MG), nesta quarta-feira (5), InteraPRÓ – Painel Protagonismo da Mulher na Produção Cultural, sexta-feira (7), e shows com as bandas Mulamba (PR), Nômade Orquestra (SP), Stolen Byrds (PR), DJ Marina Lopes (SP) e DJ Ed Groove (PR), no sábado (8), na Vila Olímpica, a partir das 18h30. Todos os eventos são gratuitos.

“A arte é um veículo com um poder de comunicação inimaginável e quando ela se faz de forma democrática, para toda a sociedade, em lugares abertos, em ruas, em praças, em bairros, derrubamos os muros invisíveis de uma sociedade impiedosa com quem não é dono dos meios de produção e da moeda. Quanto menos grades e cartões de crédito esconderem e privarem o povo da arte, mais ela cumpre seu papel social de comunicar e despertar o senso crítico”, diz a vocalista da banda curitibana Mulamba, Cacau de Sá, em relação ao Intera.

O festival, que teve a primeira edição em 2015, produzido de forma independente, hoje carrega outro significado em seu nome, além daquele de fazer uma “vaquinha”, dar uma “intera” para que algo aconteça: “Quando você está ocupando um espaço público você está interado do que está acontecendo, você está participando da vida pública. Ganha esse significado de interação das pessoas com o espaço público da cidade em que vivem”, explica Diogo Correa, um dos idealizadores. Intera também é produzido por Rafael Morais e Felipe de Moraes.

Formado em Curitiba, o sexteto Mulamba nasceu como uma banda de covers, que com o tempo e o entrosamento entre as integrantes se transformou em uma das bandas autorais mais importantes da cena nacional. Não só pela pela potência e intensidade dos shows que apresentou em diversas cidades e grandes festivais pelo Brasil, mas também pelas letras carregadas de críticas e temas importantes na vida dessas mulheres (amor, amizade, família e indignação sócio-política) de forma muito honesta e confidencial.

Também com uma postura crítica ao momento social e político brasileiro, a banda paulista Nômade Orquestra traz na música instrumental influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais. Com seis anos de existência, a orquestra se apresentou por todo país e também pela Europa. 

Stolen Byrds, prata da casa, é atualmente uma das principais bandas representantes do rock maringaense. Também com seis anos de existência, o grupo já dividiu o palco com grandes nomes da música nacional e se prepara para o lançamento do quarto disco da carreira. 

Com o mesmo pensamento de interação da população com a cidade em que vive, Morais explica as escolhas das bandas: “Como a gente pensa o ambiente do festival indo além da música, como um espaço de troca de ideias, de discussão, de debates e de direitos, a gente achou que seria importante ter bandas que tivessem uma pauta que se relacionam com isso.”

O festival ainda vai contar com feiras e comidas de produtores locais.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA – 05/12

InteraPRÓ, Painel Música e Mercado

Local: Coletiva (Rua Padre Vieira, 443)

Horário: 18h30

Atrações: Lucas Mortimer e Gabriel Murilo (Membros da banda Confeitaria e produtores do Música Mundo, encontro internacional para profissionais da música)

Dropshow Intera Festival

Local: Porão Horário: 21h

Atração: Confeitaria (MG)

SEXTA – 07/12

InteraPRÓ, Painel Protagonismo da Mulher na Produção Cultural

Local: Coletiva (Rua Padre Vieira, 443)

Horário: 18h30

Atrações: Cacau de Sá (Cantora, compositora – Mulamba), Daniela Giannini (Jornalista e produtora cultural), Rachel Coelho (Jornalista e produtora cultural), Rubia Divino (Cantora, compositora e produtora cultural) e Lubs (MC maringaense)

SÁBADO – 08/12

Intera Festival

Local: Vila Olímpica (Maringá)

Horário: 15h às 22h00

Atrações: Mulamba (Curitiba) Nomade Orquestra (Abc Paulista) Stolen Byrds (Maringá) DJ Marina Lopes (São Paulo) DJ Ed Groove (Londrina)

Por Assessoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação