Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Com técnico maringaense, Brasil conquista mundial de vôlei de praia


Por Monique Manganaro, com Assessoria de Imprensa Publicado 23/06/2019 às 14h09 Atualizado 23/02/2023 às 02h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Sob o comando do técnico maringaense Robson Xavier, a dupla Rafael/Renato (PB) conquistou na manhã deste domingo (23) o título masculino do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia, disputado em Udonthani, na Tailândia. Os dois superaram na final os italianos Windisch/Di Silvestre por 2 sets a 0 (21/11, 21/15). 

A final masculina teve domínio total dos brasileiros, que não estiveram atrás do placar em nenhum momento da partida. Rafael, que disputou um mundial de base pela primeira vez, comemorou a conquista ao lado do irmão gêmeo. 

O técnico da seleção analisou o desempenho do time na competição e a forma dominante na final, sem chance aos italianos.

“Eles imprimiram a qualidade deles, um saque muito forte e um volume defensivo muito alto. Renato é um jogador que desequilibra, consegue ter uma percepção do jogo acima da média, um talento imenso. E o Rafael possui um volume de jogo intenso, uma virada de bola muito eficiente. Isso tudo tornou o sistema defensivo muito forte. Estudamos muito bem a Itália, sabíamos da dificuldade do Di Silvestre em atacar no corredor. Ficamos bloqueando a diagonal dele. Tudo que planejamos, eles executaram com extrema competência. A Itália é uma excelente equipe, mas estávamos muito preparados, fizemos nossa melhor partida na decisão”, destacou Xavier. 

Além de Xavier, outro maringaense integra a comissão técnica da equipe. Eduardo Ruhling é o fisioterapeuta da seleção. 

Vitória da seleção feminina

A dupla Vitoria/Victoria (RJ/MS) também venceu as russas Bocharova/Voronina por 2 sets a 1 (17/21, 21/15, 15/13) e garantiu o título feminino do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia. 

É o primeiro título mundial sub-21 de ambas, mas Victoria já havia vencido o Campeonato Mundial Sub-19, em 2016, quando tinha apenas 16 anos. Vitoria, autora do ponto final da partida, também celebrou muito a medalha de ouro, relembrando a volta por cima da dupla, que na edição passada havia sido eliminada no classificatório, deixando a disputa precocemente.

A preparação das duas duplas brasileiras foi realizada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Foram dois períodos de treinamentos, o último, um ‘intensivo’ com cerca de dez dias e apoio de profissionais de preparação física, fisioterapia, nutrição e estudo de vídeos. O processo também foi realizado em parceria com os centros de treinamento de onde os jovens foram convocados, permitindo trabalhar diversos pontos na preparação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação