Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Coronavírus pode fazer Jogos de Tóquio serem adiados para final do ano


Por Agência Estado Publicado 03/03/2020 às 17h22 Atualizado 23/02/2023 às 21h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O surto global do novo coronavírus, denominado Covid-19, segue causando problemas e gerando dúvidas para a realização de eventos esportivos. Nesta terça-feira, o governo do Japão admitiu a hipótese de adiar os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, que começam em 24 de julho, para o final do ano por causa da doença, que já atingiu 274 pessoas e matou ao menos 6 no país.

O Comitê Organizador tem fugido da possibilidade de adiar o evento devido ao risco do coronavírus. Segundo Seiko Hashimoto, ex-patinadora e ministra das Olimpíadas no Japão, o contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) prevê que o evento seja realizado em 2020. Na interpretação da organização dos Jogos, a afirmação abriria a possibilidade de um adiamento da competição em alguns meses.

“O COI tem o direito de cancelar os Jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano”, explicou Seiko Hashimoto, em resposta durante uma audiência do Parlamento japonês nesta terça-feira.

A ministra, no entanto, acrescentou que o governo “está fazendo de tudo” para garantir que os Jogos Olímpicos aconteçam dentro das datas planejadas, entre 24 de julho e 9 de agosto. Já o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, rechaçou a hipótese de adiamento e garantiu que a Olimpíada começará no dia programado

“O COI está totalmente determinado a fazer com que os Jogos ocorram com sucesso a partir de 24 de julho e até 9 de agosto”, declarou o dirigente nesta terça-feira ao abrir a reunião do Comitê Executivo da entidade, em Lausanne, na Suíça.

Diversos eventos-teste para a Olimpíada foram cancelados em meio ao surto do coronavírus no país. O canadense Dick Pound, vice-presidente do COI, foi quem sugeriu que os Jogos de Tóquio-2020 pudessem ser cancelados se a contaminação do vírus seguisse aumentando.

Até o momento, o novo coronavírus já contaminou mais de 91 mil pessoas em todo o mundo e fez mais de 3,1 mil vítimas. O balanço no Japão desconsidera os 706 casos e seis falecimentos ligados ao navio Diamond Princess, que estava em quarentena na Baía de Yokohama.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Thiago Wild avança em Madri e prevê ‘batalha’ contra Alcaraz; Bia e Ingrid caem nas duplas


Os tenistas brasileiros continuam somando resultados positivos no torneio de simples em Madri. Após vitórias de Bia Haddad, João Fonseca…


Os tenistas brasileiros continuam somando resultados positivos no torneio de simples em Madri. Após vitórias de Bia Haddad, João Fonseca…

Esportes

Pressionada, Wada abre investigação em casos de doping de 23 chineses antes dos Jogos de Tóquio


Depois de anunciar a inocência de 23 nadadores da China antes dos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, sob argumentação…


Depois de anunciar a inocência de 23 nadadores da China antes dos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, sob argumentação…