Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Com maringaense, Brasil obtém melhor posição no Mundial de Handebol


Por Redação GMC, com Folhapress Publicado 17/01/2019 às 18h10 Atualizado 19/02/2023 às 16h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com uma geração que amadureceu nos últimos anos e formada praticamente por atletas que atuam na Europa, a seleção brasileira masculina de handebol garantiu nesta quinta-feira (17) sua melhor posição em Campeonatos Mundiais. E um maringaense está dando sua contribuição nesta campanha histórica: é o armador central Henrique Teixeira. “Mais uma vitória no Mundial”, comemorou Teixeira em suas redes sociais.

Nunca antes a equipe nacional havia ficado entre as 12 melhores da competição, feito que obteve ao passar de fase no chamado “grupo da morte”, que contava com quatro países europeus.

Após perder para a bicampeã mundial França, na estreia, e para a anfitriã Alemanha, a seleção brasileira venceu na sequência Sérvia, Rússia e Coreia, que atuou com um time unificado e foi superada pelo Brasil nesta quinta, por 35 a 26.

As vitórias sobre duas seleções europeias (ambas por dois gols de diferença) fizeram com que o Brasil se livrasse da máxima de “jogar como nunca e perder como sempre” contra rivais da elite, que acompanhou o handebol masculino nas últimas competições.

Nos três Mundiais anteriores, em que quatro países se classificavam em cada grupo, o Brasil chegou às oitavas de final e foi derrotado por um gol de diferença contra Rússia (2013), Croácia (2015) e Espanha (2017). Em nenhuma das vezes acabou entre os 12 primeiros colocados.

No formato atual do torneio, apenas 3 das 6 seleções do grupo avançam para um novo hexagonal, em que as duas melhores se classificam para as semifinais.

Na próxima fase, os adversários serão Espanha, Croácia e o vencedor de Macedônia e Islândia. Como o Brasil carrega as duas derrotas sofridas na etapa anterior, as chances de ficar entre os dois primeiros são pequenas. Ainda assim, a seleção deve disputar uma posição melhor que o 12º lugar já garantido.

O bom desempenho no Mundial contribui para que o handebol brasileiro comece 2019 muito melhor do que terminou 2018.

Crise

Em abril do ano passado, Manoel Luiz de Oliveira, no comando da confederação brasileira (CBHb) desde 1989, foi afastado temporariamente por decisão da Justiça.

Ele é acusado de irregularidades em convênios firmados entre a entidade e o Ministério do Esporte para a realização em São Paulo do Mundial de 2011. Ricardo Souza, então vice-presidente e aliado de Oliveira, assumiu o comando.

Oficialmente, o cartola já estava afastado do cargo antes da decisão judicial por conta de um problema de saúde.

Na sequência, o Banco do Brasil, apoiador do handebol desde 2013, decidiu que não renovaria o acordo que pagava R$ 15,5 milhões por dois anos para a confederação.
Em agosto, jogadores criaram o Atletas pelo Handebol, movimento que surgiu com o pedido para que Oliveira renunciasse e que passou a reivindicar mais espaço para discutir a gestão do esporte.

Sem o Banco do Brasil e à procura de novos patrocinadores, a confederação convive com um buraco financeiro. Em outubro, treinamentos programados para a seleção masculina foram cancelados por falta de verba.

Após a tormenta, pelo menos dentro de quadra o handebol brasileiro dá sinais de recuperação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

WNBA: Kamilla Cardoso é draftada na 3ª escolha e faz história para o Brasil


A brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada na 3ª escolha do draft da WNBA (liga de basquete feminino dos Estados Unidos)…


A brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada na 3ª escolha do draft da WNBA (liga de basquete feminino dos Estados Unidos)…

Esportes

Douglas recusa convocação de Bernardinho para a seleção de vôlei: ‘Ciclo encerrado’


Convocado por Bernardinho para se juntar à seleção brasileira masculina de vôlei nos treinos de preparação para a Superliga, o…


Convocado por Bernardinho para se juntar à seleção brasileira masculina de vôlei nos treinos de preparação para a Superliga, o…

Esportes

A caminho do Vasco, Hugo Moura se despede do Athletico-PR e deve render R$ 5 mi ao Flamengo


O volante Hugo Moura está a caminho do Rio de Janeiro para ser anunciado como reforço do Vasco para a…


O volante Hugo Moura está a caminho do Rio de Janeiro para ser anunciado como reforço do Vasco para a…