Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Tragédia e mudanças urgentes


Por Zona Livre Publicado 28/01/2019 às 13h10 Atualizado 19/02/2023 às 19h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A tragédia com a barragem da Vale, gigantesca, cruel, implacável, mostra o tamanho da necessidade de mudanças urgentes, em todo o país.

Quem pode imaginar uma sede administrativa e um restaurante, com centenas de funcionários, logo abaixo de uma represa?

Que tipo de vistoria possuía essa barragem? No caso de risco, qual era o plano? Respostas inúteis diante de tanta devastação.

O Brasil precisa de muitas e urgentes mudanças. Começa pela responsabilidade, por evitar riscos e proteger a população. Temos muitas barragens que podem explodir, como a previdência, o gigantismo do Estado brasileiro, feito para servir a população e hoje se servindo dela, o custo Brasil que impede a competitividade das empresas brasileiras, o sistema político que exige reformas para garantir a democracia, direito constitucional.

Outro fato marcante desta segunda-feira. O presidente Jair Bolsonaro está em cirurgia, neste momento, para retirada da bolsa de colostomia. O vice, Hamilton Mourão, é o presidente em exercício.

NESTA SEMANA TEM POSSE DOS DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E SENADORES

A semana que está começando tem eventos importantes, na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro: A posse dos deputados estaduais, federais e senadores.

São 54 deputados. 32 foram reeleitos e 22 assumem novo mandato (40%). Destes, 21 são o primeiro mandato e o Delegado Recalcatti retorna à Assembleia.

45 deputados estaduais concorreram à reeleição e 32 se reelegeram (71%).

A curiosidade é o número de deputados ligados à segurança, o que cria uma “bancada da bala” na Assembleia Legislativa, formada por um coronel, Coronel Lee (PSL); quatro delegados, Delegado Francischini (PSL), Delegado Jacovós (PR), Delegado Fernando (PSL) e Delegado Recalcatti (PSD); um subtenente, Subtenente Everton (PSL) e por dois soldados, Soldado Fruet (PROS) e Soldado Adriano José (PV).

Por Maringá assumem o Dr. Batista (PMN), que se reelegeu; Homero Marchese (PROS), Do Carmo (PSL) e Soldado Adriano (PV). Da região assume Evandro Araújo (PSC), de Marialva.

Temos outros nascidos em Maringá, já falamos aqui, e outros nascido na região.

A bancada federal do Paraná na Câmara dos Deputados tem 30 deputados federais. Destes, apenas dois não foram candidatos e três concorreram a outros cargos (João Arruda, governador; Alex Canziani, senador; Fernando Francischini (PSL), deputado estadual). Dos 25 que concorreram, 15 foram reeleitos (60%).

Por Maringá, foram reeleitos Ricardo Barros (PP), Luis Nishimori (PR) e Enio Verri (PT). O novo deputado é o Gilson Fahur, o sargento Fahur (PSD), que foi o deputado federal mais votado do Paraná, com quase 315 mil votos.

HORÁRIOS DAS POSSES

A posse na Assembleia Legislativa do Paraná será às 15 horas.

A posse na Câmara dos Deputados será às 10 horas.

A posse no Senado será às 15 horas.

Recebi do deputado federal Rubens Bueno (PPS), o seguinte cronograma:
– A sessão de posse dos deputados diplomados: 10h00;

– Prazo limite para formação de blocos parlamentares: 13h30;

– Reunião de líderes para escolha dos cargos: 14h30;

– Prazo limite para o registro das candidaturas: 17h00;

– Sessão preparatória para a eleição da Mesa Diretora: 18h00;

A Sessão Conjunta do Congresso Nacional para inauguração dos trabalhos legislativos será no dia 4 de fevereiro, segunda-feira, às 15 horas.

A sessão especial da Câmara Municipal de Maringá para posse dos suplentes Professor Niero (PV) e Dr. Jamal (PR), será às 19h30. Nesta sessão também acontecerá a eleição dos membros das comissões permanentes.

PRESIDÊNCIA NO PODER LEGISLATIVO

Com a posse dos deputados estaduais, federais e senadores será realizada a eleição para presidente da Câmara, do Senado e das assembleias legislativas.

No Paraná, o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) é candidato único a presidente da Assembleia Legislativa.

Na Câmara dos Deputados e no Senado a semana será de muitas conversas, pois vários deputados e vários senadores querem disputar a presidência das casas.

A maior oposição popular é mesmo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB). Mas ele não perde tempo e nem oportunidade. Afirmou pelo Twitter que a diretoria da Vale deve ser afastada e uma nova diretoria interventora deve ser nomeada após o rompimento de uma barragem pertencente à mineradora na cidade de Brumadinho (MG).

Um dos candidatos de oposição é o senador Alvaro Dias (PODE), do Paraná, muito ligado a Maringá.

O favorito para presidir a Câmara dos Deputados é Rodrigo Maia (DEM). O deputado federal Ricardo Barros (PP) é candidato avulso à presidência, em oposição a Rodrigo Maia.

O CASO JEAN WYLLYS

Nós perguntamos aos ouvintes sobre a renúncia do deputado federal do PSOL do Rio de Janeiro. Os ouvintes, por unanimidade, acham que é muito bom que ele desista do mandato.

Para os nossos ouvintes a decisão foi dele, não existe nada que justifique a alegada violência contra ele.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…

Geral

Como eram a Grande Pirâmide e a Esfinge no Egito Antigo? Tour de Harvard faz viagem no tempo


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…