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COLUNISTAS

No Show Rural, cultivares de mandioca para mesa e indústria

Publicado por Show Rural Coopavel - Especial, 16:00 - 03 de fevereiro de 2020

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater mostra no Show Rural as cultivares de mandioca IPR Upira, destinada ao consumo de mesa, e IPR B36, desenvolvida para os produtores que vendem sua produção para a indústria de farinha e de fécula (polvilho).


IPR Upira se destaca pelas características nutritivas. Segundo o Mário Takahashi, pesquisador que desenvolveu a cultivar, as raízes contêm alto teor de carotenoides, substância que é precursora da vitamina A, a mesma que existe na cenoura e é responsável por sua cor alaranjada.


Outro ponto positivo da cultivar é o cozimento rápido, em cerca de 20 minutos – dez a menos do que a média dos materiais disponíveis no mercado.


O ciclo tardio


A colheita se dá cerca de um ano após o plantio – possibilita obter melhor preço, pois, nessa época, a maior parte dos produtores já colheu e vendeu a produção.


Indústria


Lançada no ano passado, a cultivar IPR B36 produz alto teor de amido e é destinada aos agricultores que atendem a indústria de farinha e de fécula. Takahashi também destaca as raízes de casca delgada. “É uma característica que favorece o processamento industrial”, aponta.


IPR é precoce e produtiva – chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo, com potencial produtivo acima de 30 toneladas por hectare. O porte das plantas, de baixo a médio, facilita os tratos culturais na lavoura.


Outro ponto alto do novo material é o formato das raízes e sua inserção próxima à superfície. “São características que aumentam o rendimento na operação de colheita”, explica Takahashi.


Indicada para plantio direto ou convencional, IPR B36 é tolerante às principais doenças que afetam lavouras de mandioca e não apresenta fitotoxidade aos herbicidas registrados para a cultura. É indicada para plantio em todas as regiões produtoras do Paraná, preferencialmente em terrenos com teor médio de argila inferior a 25%.



GMC


A cobertura da CBN Cascavel e das empresas do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) no evento tem o patrocínio da Sancor Seguros e apoio da Fomento Paraná, Banco de Desenvolvimento da Região Sul do Brasil (BRDE), Univel, Controlsul, Zeni Motors, Biopark e Unimed Cascavel.


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Foto: Divulgação/IPR/Assessoria

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