COLUNISTAS

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Publicado por Rogel Martins Barbosa, 07:00 - 11 de Setembro de 2018

Tem datas que são assim, não precisam estar no calendário oficial, não precisam estar na lei, mas são lembradas porque estão na razão do cidadão.
O dia #15desetembro não está na lei. Está na vontade de pessoas comuns em fazerem algo melhor pelo lugar onde vivem.
Há 10 anos aconteceu um movimento cívico na Estônia, um dos países bálticos, provando que quando o cidadão quer ele consegue. Na época estima-se que 4% da população do país saiu as ruas com a missão de limpar o país dos resíduos jogados irregularmente. Eles conseguiram o feito em questão de horas.
Esta demonstração de civilidade inspirou pessoas pelo mundo a seguir o exemplo com a mesma ambiciosa fórmula "um país, um dia".
E de lá para cá tem se repetido o feito a cada ano, completando agora uma década desta atividade cívica.
Assim, neste 15 de setembro, sábado, voluntários em todo o mundo em aproximadamente 140 países se reunirão para limpar os seus países, coletando o lixo irregularmente depositado e dando uma destinação correta. Eles chamam isto de “onda verde”.
Neste próximo sábado começará esta "onda verde" de limpeza na Nova Zelândia e terminará 36 horas depois no Havaí, com a expectativa de participação de milhares de pessoas.
Mundialmente o evento é conhecido por World Cleanup Day - Let’s Clean the World In One Day (Dia Mundial da Limpeza - vamos limpar o mundo em um dia).
Tem até aplicativo pelo qual os voluntários do mundo todo podem se organizar para saber onde cada um atuará.
O aplicativo pode ser baixado na google play https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teeme.ldi e também na app store https://itunes.apple.com/us/app/world-cleanup/id1237553057
Fica aqui a dica se quiser participar. No Brasil tem uma ONG vestindo a camisa do dia mundial da limpeza. É a Limpa Brasil e você pode acessar através do https://www.limpabrasil.org/home-limpa-brasil/
De todo modo, esta #HistoriaDosResiduos começou há 10 anos atras e talvez você só tenha conhecido agora. Mas você pode ainda participar da história!

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo