Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Dicas para ter vasos e floreiras em casa


Por Rosangela Oldemburg , paisagista/designer floral / para coluna 'No Plural' Publicado 08/07/2019 às 19h00 Atualizado 23/02/2023 às 10h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá, vasos e floreiras encantam os ambientes, mas, é preciso uma série de cuidados especiais para mantê-los sempre bonitos e em harmonia com os espaços. Para ajudar nesta tarefa, confira essas dicas!

Esta floreira acima, em especial, foi feita com uma bela palmeira triangular, bromélias fire ball e acreditem: girassóis. Sim girassóis ????

Depois de impermeabilizá-la, foi colocado terra vegetal, húmus e as plantas.

Ao fazer uma floreira, é necessário observar a altura dela e prestar a atenção no tipo de planta a ser colocado, pensando no crescimento de várias raízes, e como vão se adaptar.

É preciso saber quando o sol bate nesta floreira. Todo dia? Só pela manhã? Pela tarde? Vento muito forte? Não tem vento?

Enfim, são detalhes importantíssimos para que suas plantas escolhidas não venham a sofrer ou até mesmo morrer.

O mesmo acontece com vasos: saber aonde vai ficar, que tipo de planta vai dar certo.

No entanto, ao plantar em um vaso, é necessário colocar argila expandida para fazer a drenagem, manta de bidim, e posteriormente a terra e a planta escolhida. Para um acabamento bonito, você pode colocar novamente a manta de bidim sobre essa camada de terra e cobrir com pedrisco, casca de árvore ou até mesmo argila expandida.

A manta de bidim serve para impedir que a terra se misture com a argila e, ao molhar, a terra desça junto.

Além da terra, você pode usar também um substrato composto com princípios para que a planta cresça bonita e saudável. Existem várias marcas no mercado.

Vasos

Se  o vaso for de cerâmica, é bom impermeabilizá-lo com Neutrol para evitar que a cerâmica absorva a umidade. Depois, coloque no fundo do vaso a argila expandida – cerca de 1/4 da sua capacidade.

Na sequência, coloque a manta de bidim, despeje a terra misturada com um bom substrato, insira a espécie no vaso e complete com a terra e substrato. Por fim, cubra a superfície com manta de bidim e faça o acabamento com pedrisco, ou outros materiais como casca de árvore por exemplo.

Regas

Ao regar um vaso, lembre-se de molhar por completo. Deixe acumular um pouco de água até infiltrar totalmente.

É aconselhável que se busque ajuda de um profissional para a execução, seja de vasos, floreiras ou paisagismo. Assim, ele te ajudará a ver tipos de plantas para o ambiente a ser feito com mudas e plantas apropriadas para o mesmo, evitando perdas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…