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20 de abril de 2024

Feriados prolongados: qual o impacto em Maringá?


Por Maringá CVB Publicado 23/04/2019 às 17h00 Atualizado 21/02/2023 às 11h42
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Feriados próximos aos fins de semana, muitas vezes feriados prolongados, geram impacto econômico positivo em cidades turísticas, normalmente cidades que abrigam praias ou algum atrativo turístico como museus. No entanto, Maringá, para o trade turístico da cidade, apesar de ser uma cidade com potencial para o turismo de eventos e negócios, é uma cidade emissiva em feriados prolongados. Ou seja, Maringá não recebe tantos turistas nessas datas, mas vê aumento no fluxo de saída de seus habitantes para passarem datas como Páscoa ou Carnaval fora da cidade.

O reflexo desse êxodo temporário é sentido por hotéis, bares e restaurantes. O gerente comercial do Hotel Metrópole Maringá, empresa filiada ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, William Golfieri, reforça essa informação. Segundo ele, a demanda em feriados prolongados nos hotéis de Maringá é baixa. “Maringá é realmente uma cidade emissiva, não temos retorno nessas datas. Quem visita a cidade nos feriados fica na casa de parentes”, afirma.

Para o proprietário do Restaurante Monte Líbano, empresa filiada ao Convention Bureau de Maringá, Eidmar El Ghoz, o problema não são as pessoas que não vem a Maringá, mas sim as que acabam saindo da cidade para aproveitarem o feriado prolongado em outros lugares. “Acho que ações precisam ser feitas para que o próprio maringaense queira ficar na cidade”.

Já a sócia-proprietária do Boteco do Neco e Mercadão de Maringá, empresas filiadas ao Convention, Débora Kemmer, afirma que apesar desse fluxo de saída da cidade, Maringá ainda recebe muitos visitantes em feriados prolongados. “Nós não sentimos esse impacto negativo, o movimento inclusive aumenta nessas datas”.

O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que busca ampliar o volume de negócios de seus mantenedores e o mercado de consumo da cidade, movimentando a economia local por meio de atividade turística de eventos, negócios e lazer. Instituído em Maringá há 16 anos, o Convention reúne 150 empresas mantenedoras.

Foto: Pixabay

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