Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Você acredita que existe QUALIDADE sem planejamento?


Por Lilian Caetano Bueno / Gestão na Prática Publicado 23/09/2019 às 16h50 Atualizado 24/02/2023 às 08h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje vamos refletir sobre o alinhamento da Gestão de Qualidade com o Planejamento. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

LÁ VEM VOCÊ, NÉ LILIAN. Como assim “alinhar Qualidade com Planejamento”. Eu conheço muitos empresários sem o hábito de PLANEJAR e mesmo assim o produto e serviço têm qualidade, bom atendimento. Eu penso, Lilian, que é possível ter qualidade sem planejamento……

SERÁ?

Primeiramente precisamos entender que a GESTÃO DA QUALIDADE tem vários formas de controle, desde a entrada+processos+saída+clientes final. Sendo assim, se o cliente recebe o produto no prazo devido, se está satisfeito com o atendimento e a aplicação do produto, isso é ótimo, mas é apenas uma vertente do negócio.

Quando inicia-se um negócio muitas são as vezes que a estratégia prioritária é: “#Bora fazer nosso negócio aparecer, vamos divulgar nossos produtos, serviços e nossa marca, #Bora atender e superar a expectativa do cliente tanto em atendimento, prazo e preço compatível com o mercado” e por aí vai. Mas chega um momento que se o empreendedor não parar para analisar todas as interfaces da empresa, o que poderia ser um “machucado”na Gestão pode ser tornar uma hemorragia.

Hemorragia, ixe, não entendi nada, como assim?

Em meus atendimentos de consultoria costumo utilizar esse exemplo, durante o dia a dia de trabalho nós Gestores precisamos lidar com os problemas/eventualidades, e como nosso foco é solucionar a dor do cliente, muitas são as vezes que fazemos de tudo para atender o cliente com o melhor atendimento, diferencial, prazo, acessibilidade, preço e muito mais, porém se deixarmos de fazer o check-up”em nossa Gestão, como vamos saber se os problemas (vamos chamá-los de machucados) estão “inflamando” a ponto de refletir numa hemorragia financeira?

Desde 2009 tenho contato com a ABNT NBR ISO 9001 E 14001, e posso te garantir que muitas são as empresas que possuem um sistema de certificação, possuem qualidade de um processo, mas muitos atuam somente na eficácia (atingem o objetivo, porém não analisam efetividade), ou seja, tem todos os tópicos da ABNT NBR ISO 9001 mas a efetividade não acontece, porque até mesmo o Planejamento que a norma exige acaba muitas das vezes existindo somente no papel, e papel aceita tudo!

A sugestão para empreender com qualidade é praticar essas etapas: Planejar, Executar e Monitorar o planejamento estratégico.

Agora se você, Gestor, pagar para um especialista lhe ajudar na elaboração do Planejamento e depois colocar numa gaveta, planilha, arquivo, software e depois nunca mais olhar para ele, meu conselho é: Não jogue seu dinheiro fora, o consultor irá te ajudar a direcionar, mas a execução é por sua conta e da sua equipe, por isso meu segundo conselho é: Desenvolva em seu empreendimento a cultura de fazer as coisas acontecerem!

Quer saber como?

Planejando NO papel e praticando as ações FORA do papel, você pode fazer isso com Post-it, da maneira mais simples e visual, apenas desenvolva o hábito de executar e monitorar o que planejou.

O que quero dizer com tudo isso?

Qualidade não é mais um diferencial quanto a entregar um produto ou serviço, é uma obrigação!

Porém muitas são as vezes que se você Empreendedor, Intraempreendedor, Gestor deixar de planejar e monitorar as ações das interfaces da sua empresa, pode ser que terá alguns pontos individuais de qualidade, mas terá dificuldades de alcançar sustentabilidade financeira!

Para ser eficaz em atender o cliente quanto a preço, prazo e bom atendimento, é preciso ter efetividade em seu processo, mas sem planejar seu processo interno, ele a longo prazo ficará tão falho que seu lucro estará indo pro “ralo”, e quando isso acontece a conta não fecha, e se a conta não fecha meu amigo, o seu negócio é que pode fechar.

E aí, que tal planejar para obter uma Gestão com qualidade efetiva?

Conclusão

– Sem planejamento não existe Gestão de Qualidade;
– Sem planejamento as ações direcionadas para a Qualidade se tornam inviáveis (R$);
– Sem planejamento a Qualidade vive de improviso, isso não é sustentável para seu negócio;
– Empresa de qualidade é empresa que planeja.

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…