Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Não dê chocolate ao seu pet, dê ao seu veterinário!


Por Dra. Ana Bolfer Valencio Publicado 15/04/2019 às 11h08 Atualizado 21/02/2023 às 03h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá pessoal!

Brincadeiras a parte, a páscoa está chegando e com ela vem aquela recomendação que todo tutor já conhece mas nunca leva a sério: nunca dê chocolate ao seu animal de estimação.

Acredito que muita gente já escutou essa orientação ou já leu em sites na internet mas talvez não saiba quais os verdadeiros riscos de se dar chocolate a um pet.

O grande problema do chocolate está nas metilxantinas, principalmente a teobromina, que estão presentes no cacau e portanto, estão presentes no chocolate. Como estão relacionadas a quantidade de cacau presente no chocolate, aqueles chocolates 70% cacau são mais perigosos do que um chocolate branco, por exemplo.

Outro fato importante a ser dito é sobre a quantidade ingerida. Muitas vezes as pessoas imaginam que a intoxicação só acontece quando grandes quantidades são ingeridas pelo animal, e isso não é verdade.

A dose tóxica de teobromina para cães é de 100 a 175 mg/kg, enquanto no gato é de 80 a 150 mg/kg. Alguns sinais da toxicidade já são aparentes com doses menores que essas. Um cão muito pequeno, que pesa menos de 5 kg, pode se intoxicar com uma quantidade muito muito pequena de chocolate!

Nos cães, cerca de 60g de chocolate por kg de peso é considerada uma dose letal! No caso de um chocolate meio amargo (com maior quantidade de cacau) cerca de 20g (SIM! Apenas 20g) de chocolate podem levar seu pet a morte.

Quais os sinais de intoxicação pelo chocolate?
A teobromina tem uma ação super estimulante no organismo no animal causando taquicardia, agitação, tremores e convulsões. Em alguns casos o animal pode vomitar e diarréia.

O que fazer caso meu animal coma chocolate?
Leve-o ao veterinário imediatamente! O tratamento desse tipo de intoxicação é sintomático (nós tratamos apenas os sintomas, não temos uma droga que inibe a ação da teobromina), mas essa intervenção precisa ser imediata! Principalmente caso seu animal apresente sinais neuroloógicos.

Como evitar a intoxicação por chocolate?
– Não ofereça chocolate como petisco
– Evite deixar o chocolate em locais de fácil acesso do animal (principalmente se seu animal é da “pá virada”)
– Conscientize seus amigos e família, para que em eventuais visitas a sua casa ninguém ofereça um pedacinho de chocolate para agradar o pet de estimação!
– Caso sua vontade de dar chocolate ao seu cão/gato seja muito grande, existem hoje chocolates especiais para pets, você consegue encontrar na grande maioria dos pet shops! Esses estão liberados!
– Os chocolates normais podem ser dados para seu veterinário do coração.

Qualquer dúvida estou a disposição!
Um abraço a todos!

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…