Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Vereador propõe isenção do Estar para doadores de sangue


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 22/02/2020 às 11h59 Atualizado 23/02/2023 às 23h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O hemocentro do Hospital Universitário de Maringá é o único público da cidade. Mas existem hemocentros da rede privada de saúde.

O HU faz sempre campanhas de coleta para manter os estoques em níveis ideais. O hemocentro do HU atende não só Maringá, mas também toda a região.

Os especialistas dizem que a doação de sangue deve ser uma atitude voluntária, sem compensação financeira.

Mas em períodos de férias os estoques de sangue podem baixar a níveis críticos. É que os doadores viajam. Além disso, há mais acidentes, e nos casos graves, aumenta o volume de transfusões.

Um projeto de lei que será apresentado na sessão da Câmara na próxima quinta-feira, 27, após o carnaval, trata deste assunto.

O projeto é do vereador Odair Fogueteiro. Ele propõe isenção do pagamento do estacionamento do Estar para quem doar sangue. A isenção será válida por quatro meses, podendo ser renovada a cada nova doação de sangue.

O doador deve apresentar o comprovante na Secretaria de Mobilidade Urbana e requisitar a isenção.

“Toda [pessoa] que doar sangue em Maringá terá o direito de estacionar o seu carro, seja na região central ou [qualquer] região, por 120 dias. Basta ir ao Hemocentro, fazer a doação, pegar o documento que comprove a doação, levar na secretaria, que emitirá o documento para a pessoa. Com isso, a gente espera incentivar as pessoas a doarem sangue em Maringá”, afirma o vereador. 

O vereador disse que tem o apoio do Executivo. O projeto ainda não foi analisado pelas comissões da Casa.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação