Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Reportagem da CBN é citada durante o debate sobre regime único


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 11/12/2019 às 13h30 Atualizado 25/02/2023 às 06h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ao defender que projeto da migração de celetistas para estatutários precisa ainda de estudo técnico aprofundado, o vereador Chico Caiana (PTB) citou a reportagem sobre desequilíbrio financeiro na saúde em Maringá. O debate foi acalorado e teve vereador até com microfone cortado.

A a sessão da Câmara de Maringá na noite dessa terça-feira, 10, foi acompanhada por dezenas de servidores municipais que lotaram o auditório do plenário. São celetistas que esperam ver votado o projeto que os transforma em estatutários. Mas o projeto não chegou ao plenário porque faltam documentos e agora até o Ministério Público está questionando a proposta de alteração no regime de contrato desses servidores. O debate foi acalorado com vereadores ora vaiados, ora aplaudidos.

Os parlamentares justificaram que a mensagem de lei do Executivo não traz todos os documentos necessários para o parecer da Câmara de Finanças e Orçamento. O vereador Jean Marques (PV) disse que a proposta é também inconstitucional. E alertou os servidores, dizendo que eles podem ser prejudicados.

“Na hora que colocar no papel muita gente nem vai querer migrar. A hora que vir para o regime geral, com a reforma que foi aprovada, vai dobrar a contribuição social e eu duvido que alguém falou isso para o servidor”, disse Marques.

Entre os documentos que faltam estaria um estudo técnico de impacto financeiro aprofundado, segundo o vereador Chico Caiana. Ele inclusive citou uma reportagem da CBN Maringá, que também foi publicada no Portal GMC Online. A reportagem (clique aqui para ler) de Victor Simião trata sobre o desequilíbrio financeiro na área da saúde, causado por queda de receita das transferências do Estado e da União.

No calor da discussão o vereador Carlos Mariucci (PT) teve o microfone cortado. Ele queria falar, mas foi impedido porque segundo o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), “já atrapalhou demais”. Depois de algum tempo o microfone foi liberado para Mariucci.

Nós perguntamos ao vereador Carlos Mariucci o que o presidente quis dizer com o “vossa excelência já atrapalhou demais“. A resposta foi que o presidente da Câmara teria atribuído a manifestação dos servidores ao vereador Carlos Mariucci que já tinha falado a favor do projeto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação