Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Deputados de Maringá acreditam que Bolsonaro terá maioria na Câmara


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/10/2018 às 15h01 Atualizado 18/02/2023 às 18h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No dia seguinte à confirmação de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente do Brasil nos próximos quatro anos, a reportagem da CBN Maringá conversou com os quatro deputados federais eleitos por Maringá para saber a opinião deles sobre o resultado das urnas. Todos eles concordam que Bolsonaro deve ter maioria na Câmara dos Deputados.

O Sargento Fahur (PSD), deputado federal que recebeu mais votos no Paraná, terá com certeza um bom relacionamento com o próximo presidente. Apesar de não ser do mesmo partido, Fahur fez campanha para Bolsonaro. O PSD de Fahur fechou com Bolsonaro no Paraná.

“Na campanha eu apoiei Bolsonaro e pretendo apoiá-lo durante o meu mandato. Nos primeiros seis meses todo governo nos tem um relacionamento muito bom com os deputados. Até porque ele tem respaldo popular. Então agora no primeiro semestre é hora de se aprovar medidas um pouco mais duras, um pouco mais necessárias, dar aquele ‘remédio amargo’.

Fahur é o único novato na Câmara entre os deputados eleitos por Maringá. Assim como metade dos eleitos para o Congresso Nacional, diz o deputado Ricardo Barros (Progressistas). Mesmo sendo cedo para avaliar como se comportará esse “novo Congresso”, a aposta é que haja cooperação.

O novo congresso tem 50% de parlamentares que estarão chegando. Portando não há ainda um perfil claro de como é o conjunto desse grupo que assume. Mas haverá uma cooperação, um respeito pela vontade do eleitor, que aprovou o programa do Bolsonaro e nós vamos tentar implementa-lo o mais rápido possível. Haverá com certeza uma cooperação dos partidos e uma solidariedade do Brasil. Para que a gente saia rapidamente dessa crise”, disse.

Na oposição, o deputado federal Enio Verri (PT) diz que a tendência é de apoio porque quem decide no final das contas é o “centrão”. “A maioria da Câmara dos Deputados, ou boa parte dela, é composta pelo chamado ‘centrão’. São deputados que não se posicionaram na campanha nem a favor de Fernando Haddad (PT), nem Bolsonaro. São deputados que sempre serão base do governo, independentemente de qual governo seja. (…) Então acredito que por essa postura histórica do Brasil, o Bolsonaro terá uma oposição. Mas ele terá uma ampla maioria de apoio para tocar as suas políticas”, afirma.

E no ‘centrão’ está o deputado Luiz Nishimori (PR), partido que não apoiou Bolsonaro no primeiro turno. Mas nem todos os parlamentares do PR concordaram com a direção do partido. Nishimori, por exemplo, articulou apoio para Bolsonaro.

“Antes da eleição tivemos mais de 150 deputados federais a favor do agora eleito e futuro presidente Bolsonaro. Acredito que dentro da bancada federal teremos uma grande maioria para futuro governo que vai se constituir agora. Todos irão trabalhar em prol do crescimento e desenvolvimento do Brasil”, declarou.

Ouça a reportagem completa no site da CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação