Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Comarca de Maringá terá 1.177 urnas eletrônicas


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 27/09/2018 às 13h34 Atualizado 18/02/2023 às 10h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As eleições deste ano em Maringá terão mais urnas eletrônicas do que a de 2016. O aumento foi de 15%. Serão 1.177 equipamentos, contra 1.022 utilizados no pleito anterior.

No entanto, antes de funcionar, as urnas vão passar por uma série de processos para garantir a lisura do pleito. Nessa quinta-feira (27), por exemplo, a Justiça Eleitoral de Maringá realiza a geração de mídia e no fim de semana, inicia as cerimônias de carga e lacração dos equipamentos.

Os eventos são públicos, segundo a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Maringá, Patrícia Sevilha Greco.

Ouça reportagem da CBN Maringá.

Na geração de mídia os dados dos candidatos e eleitores são copiados em uma espécie de pen drive, assim como os programas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que serão inseridos nas urnas durante as cerimônias de carga e lacração.

Já “dar carga” significa inserir os dados nos equipamentos, que depois são lacrados para o dia da eleição.

Foto da capa: Agência Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Política

Quando não há entendimento, vai a voto, diz Lira sobre vetos


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira, 24, que falta acordo para poucos dos vetos do governo…


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira, 24, que falta acordo para poucos dos vetos do governo…