Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Operação Respeito faz 18 prisões em flagrante em Maringá


Por Redação GMC Online com Folhapress Publicado 08/03/2019 às 19h19 Atualizado 20/02/2023 às 11h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Até as 9h desta sexta-feira (8), a Operação Respeito da Polícia Civil do Paraná realizou 18 prisões em flagrante e cumpriu seis mandados de prisão em Maringá.

Deflagrada no último sábado (2), a operação tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, e alertar as vítimas a denunciarem as agressões. “O que chama a atenção nesses casos é a reiteração de uma violência que já aconteceu anteriormente. Pedimos às mulheres que, sempre, no primeiro ato de violência, procurem a delegacia. Denunciem. Não se calem”, disse a delegada Bárbara Strapasson.

Em todo o Paraná, pelo menos 241 homens foram presos em flagrante ou cautelarmente por suspeitas de violência contra a mulher – cinco deles por feminicídios tentados ou consumados. A maioria das prisões é por agressão ou ameaça.

Os dados dizem respeito a casos ocorridos apenas nos últimos sete dias, atendidos pelas polícias Civil e Militar e pela guarda municipal, em pelo menos 25 cidades do Paraná. “É um número estarrecedor”, disse o delegado Alexandre Macorin, um dos coordenadores da Operação Respeito.

O Paraná é um dos estados brasileiros com maior número de feminicídios, de acordo com levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça): foram 743 casos registrados no judiciário estadual em 2017.

Segundo a delegada Raíssa Scariot, que analisou todos os crimes de feminicídio ocorridos no estado nos últimos dois anos, a maioria das ocorrências acontece na casa da própria vítima, motivadas pelo inconformismo, por parte do agressor, com o término do relacionamento.

O resultado final da operação será divulgado na próxima segunda-feira (11).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação