Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Nova sede da Guarda Municipal fica na Rua Fernão Dias


Por Redação GMC Online Publicado 04/02/2019 às 20h47 Atualizado 19/02/2023 às 21h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Será inaugurada nesta quarta-feira (6), às 9 horas, a nova sede da Guarda Municipal. O espaço localizado na Rua Fernão Dias, 688, esquina com a Rua José Alencar, conta com mais de 3,4 mil m². Além da área administrativa e operacional, reúne a central de videomonitoramento, salas de treinamento de defesa pessoal, musculação e Defesa Civil.

O secretário de Segurança Pública, coronel Antonio Padilha, explica que a sede foi pensada para um aumento de efetivo, guarda armada e mais treinada, além de garantir um melhor local de trabalho para os próprios servidores. Atualmente a corporação dispõe de 126 guardas municipais e 153 guardas patrimoniais.

“A escolha do endereço foi realizada estrategicamente. Albergue Santa Luiza Marillac e Centro Pop atendem pessoas em situação de rua e marginais aproveitam da situação para cometer delitos na região”, enfatiza o secretário.

A formatação de uma nova Guarda Municipal iniciou em 2017, com a criação de comissão de trabalhos para criação de estatuto específico, tendo uma referência própria para organizar sua autonomia enquanto força auxiliar de segurança. A mensagem de lei do projeto será assinada pelo prefeito Ulisses Maia durante a solenidade de inauguração para ser votado na Câmara de Vereadores.

Viaturas também foram reestilizadas e receberam uma identidade visual mais moderna. Nos últimos dois anos, foram adquiridos 13 veículos, um deles destinado exclusivamente para a Patrulha Maria da Penha. Guardas patrimoniais também ganharam novo uniforme com mais qualidade e guardas municipais, a primeira carteira funcional. Desde 2017 foram investidos mais de R$ 4 milhões na segurança da cidade, segundo a prefeitura.

A administração intensificou as ações para armar a Guarda Municipal. Primeiro, adquirindo autorização do Governo do Estado para treinamento dos guardas na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep). Somados aos de cursos anteriores, 80 agentes passaram por capacitação em segurança pública de 558 horas com aulas de direito constitucional, direito penal e processo penal, ética e cidadania, entre outras disciplinas.

Enquanto agentes se capacitavam, foi licitada a compra de 10 revólveres calibre 38, 14 carabinas calibre 12 e 50 pistolas 380. Atualmente 33 guardas participam do curso de armamento, mas antes passaram por uma rigorosa avaliação psicológica. São 254 horas de treinamento com o armamento municipal a ser realizado em instituições de tiro em Maringá e Paranavaí.

A nova Guarda Municipal também iniciou a cooperação com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) na fiscalização e prevenção de infrações ambientais como poluição sonora e infrações de maus tratos de animais. A partir do decreto municipal 856/2018, podem constatar crimes ambientais para a abertura do processo administrativo com a fiscalização da Sema.

Também foi ampliado o videomonitoramento com a manutenção de lentes que antecede um projeto mais abrangente e moderno de 3 mil câmeras inteligentes. A tecnologia não apenas disponibiliza imagens como também tem capacidade de detectar e alertar ao operador a presença de pessoas e veículos suspeitos. O sistema contará ainda com um novo centro de comando e controle inteligente e disponibilizará o compartilhamento móvel de mídia.

Já uma base de informações poderá ser interligada com as da Polícia Civil, Militar e o Detran, acessando o registro de boletins de ocorrência policial, veículos roubados, desaparecidos entre outras informações.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação