Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Da delegacia para o rádio: escrivã auxilia o empoderamento feminino


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 18/01/2019 às 20h31 Atualizado 19/02/2023 às 17h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Relatórios, investigação e operações: há uma década essa tem sido a vida escrivã de Polícia Civil Paula Apoloni. Aos 35 anos, a maringaense vive há quatro em Astorga, cidade que fica a 50 quilômetros de Maringá.

Engajada em questões sociais, principalmente as que envolvem mulheres vítimas de violência, ele decidiu ir além, e não só auxiliar como uma agente do Estado. No ano passado, Paula criou o “Patrulha do Batom”, um programa que vai ao ar semanalmente em uma rádio da cidade.

Por ter contato com mulheres em situação de risco, a policial percebeu que muitas não conheciam os próprios direitos. Pensando nisso, ela desenvolveu o projeto. Da delegacia para o rádio, toda quinta-feira, às cinco horas da tarde, ela apresenta o Patrulha do Batom.

O objetivo é dar informações e auxiliar o empoderamento das mulheres; mas também ajudar os homens a entender o machismo – e eles participam, diz a policial em entrevista à CBN Maringá. O programa também discute os temas da semana, conta Paula Apoloni. Com isso, ela quer contribuir para mudar a sociedade.

“Já falamos sobre vários temas, fake news, saúde mental, saúde física, direitos. Eu acredito que saber os seus direitos e deveres, ser um cidadão bem informado é estar empoderado”, diz Paula.

O Patrulha do Batom tem criado novas frentes de trabalho. Uma delas, em parceria com o projeto Sarau no Quintal, é a Geloteca – uma geladeira sem uso em que são colocados livros para empréstimo. Já são três itens do tipo, espalhados por postos de Saúde. E vem novidade por aí. Um aplicativo chamado Sempre Alerta, que funciona já em outros estados como Pernambuco, buscou a Patrulha para uma parceria.

Ouça a entrevista 

O Patrulha do Batom no momento também auxilia a criação de um centro para atender vítimas de violência doméstica.

Mais informações sobre o programa de rádio e a atuação de Paula Apoloni podem ser obtidas pela internet. É só procurar por Patrulha do Batom no Facebook ou no Instagram.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação