Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Vendedor abandona profissão para se dedicar à customização de objetos


Por Monique Manganaro Publicado 14/06/2019 às 12h03 Atualizado 22/02/2023 às 15h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De bicicletas a automóveis, passando pelos mais variados artigos de decoração. A paixão pela customização fez o vendedor Edson Amaral, morador de Mandaguaçu (a 19 quilômetros de Maringá), abandonar a profissão para se dedicar ao amor pela transformação de objetos.

“Tudo que passa pela minha mão tem de ser customizado, mexido, alterado”, brinca.

O trabalho é minucioso. Hoje, após 12 anos na atividade, com o aumento da procura pelos produtos, o processo “bruto” precisou ser terceirizado. Agora, o customizador se concentra apenas nos detalhes das peças, para dar “a cara” que o cliente busca.

“Já fiz 100%. Criei peças, moldes, gabaritos… Hoje, com o aumento demanda, preciso contar com parceiros onde deixo moldes para fazerem a parte bruta e ‘suja’”, explica. Segundo ele, a peça chega ainda crua para ele, e, a partir daí, a imaginação faz o restante do processo.

Todo o processo, de acordo com ele, leva aproximadamente 20 dias.

A paixão de Amaral pela customização começou ainda criança. Naquela época, a transformação começou a ser feita nas bicicletas. “A molecada da rua pirava”, relembra. Com o tempo, o trabalho foi se aprimorando, ganhando qualidade e mais espaço na vida de Amaral. Motos e carros passaram, então, a integrar a lista de objetos decorados pelo artista. Um deles, a Jabiraka, ganhou destaque nacional e se tornou a marca registrada do profissional.

“Foi o que alavancou. Carinhosamente apelidada de Jabiraka, virou meu apelido. Em seguida, após ganhar confiança nos objetos decorativos, passei a adotar Jabiraka como minha marca, e deu certo”, diz Amaral.

O projeto fez tamanho sucesso que o artista ganhou um programa em um canal de televisão da região, exibido todos os sábados ao longo de dois anos.

O artista afirma que os objetos fazem sucesso entre os mais diferentes tipos de colecionadores, principalmente entre os apaixonados por carros e motos.

“Empresários de inúmeros segmentos adquirem meus produtos para decorar os mais variados ambientes. Bares, barbearias, pubs, hamburguerias, garagens”, detalha.

Amaral diz que prefere trabalhar com os objetos à pronta entrega. No entanto, existem as exceções dos clientes que fazem pedidos especiais ao artista. “Sempre aceito o desafio de fazer algo personalizado, com cores, marcas, logos, enfim…. Com a cara do cliente.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação