Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Samu faz 600 atendimentos por dia na região; CONHEÇA O SERVIÇO


Por Letícia Tristão Publicado 17/09/2018 às 12h00 Atualizado 18/02/2023 às 07h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) atua na transferência inter-hospitalar de doentes em estado grave de hospitais pequenos para hospitais de referência -aquele que pode atender melhor o paciente de acordo com o estado de saúde dele -, além de atuar nos resgates emergenciais na rua, como acidentes.

O Samu da região realiza entre 400 e 600 atendimentos por dia nos 30 municípios da 15ª Regional de Saúde, uma abrangência de 800 mil habitantes,.

De acordo com o médico e coordenador do serviço na regional, Maurício Lemos, entre as principais ocorrências de rua atendidas pelo Samu estão: queda de mesmo nível e de plano elevado, dor no peito, falta de ar e convulsão. Em relação à transferência inter-hospitalar, o maior número de atendimentos é relacionado a infartos e acidentes.

Além disso, o Samu fornece apoio ao Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Segundo Lemos, nessas situações, são entre cinco e seis quedas de motocicleta por dia.

Ele explica que o Samu faz, preferencialmente, atendimentos clínicos como infarto, AVC e paradas cardíacas, “mas também pode atender ocorrências de trauma. E o Siate, que atende mais a parte traumática, também pode atender situações clínicas”, diz Lemos.

Segundo ele, a integração entre os dois serviços diminuiu o número de mortes. “Impressionante como quando os serviços se incorporaram, a mortalidade dos pacientes diminuiu. Melhorou a comunicação, rapidez e agilidade na chegada do recurso”, diz.

O contato é feito pelo telefone 192.

Serviço aeromédico

O helicóptero do Samu de Maringá faz entre dois e quatro atendimentos por dia. Desde que começou a operar, em novembro de 2016, foram 986 atendimentos na regional.

Segundo Lemos, o critério adotado para o uso do transporte aéreo é a distância de 30 quilômetros do hospital de referência, e o estado de urgência da ocorrência. “O aeromédico veio para fazer a diferença. Pacientes de lugares remotos e longe de hospitais de referências recebem atendimento com mais rapidez, o que faz muita diferença”, explica.

Coordenação

Maurício Lemos é médico cirurgião geral e torácico, opera pacientes graves e doenças torácicas como câncer de pulmão, de mediastino, ferimentos por arma de fogo e traumas de tórax. Trabalha no Samu desde 2006. Em 2014 começou no Samu Maringá e atualmente está como coordenador-geral de Urgência e Emergência da 15ª Regional de Saúde.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação