Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Prefeituras registram queixas contra fabricantes de lâmpadas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 14/10/2019 às 14h28 Atualizado 24/02/2023 às 14h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Prefeituras do Paraná registraram queixas em delegacias contra fabricantes de lâmpadas fluorescentes. Os municípios compram os produtos, mas não podem gastar dinheiro público para descartar as lâmpadas usadas. Afinal, é um material poluente que deve ter um tratamento diferenciado. É aí que entra a logística reversa. O fabricante é obrigado a dar um destino correto ao produto que colocou no mercado.

O problema é que a logística reversa nem sempre funciona. No caso das lâmpadas, as prefeituras do Paraná já têm estocadas 3 milhões e 200 mil unidades, mas os fabricantes ainda não programaram o recolhimento. Pelo menos 50 prefeituras já registraram boletins de ocorrência em delegacias contra os fabricantes, diz Laerte Dudas, coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná.

O Governo do Estado criou o R20, um grupo consultivo que dá assessoria aos gestores públicos na destinação de resíduos sólidos. Em relação a pneus comprados por prefeituras, a solução está a caminho.

“Se o governo não faz a parte dele de chamar a responsabilidade, os fabricantes, os importadores, na verdade o município acaba pagando essa conta, e fica muito difícil para o município, entre todas as atribuições que ele tem, [ainda] dar a destinação final. Embalagens cartonadas, pneus, nós conseguimos junto com o R20 que o fabricante assuma a responsabilidade nos 399 municípios do estado”, afirma Dudas. 

A reportagem da CBN Maringá entrou em contato com a Reciclus, que organiza a coleta de lâmpadas para os fabricantes e as importadoras, e aguarda retorno.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação