Fechar

Paraná

Influenza

Paraná registra três novas mortes por gripe

Publicado por Carina Bernardino/CBN Maringá, 17:24 - 21 de Agosto de 2019

O boletim semanal da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta quarta-feira (21) aponta o aumento de três novas mortes por gripe no Paraná. Com isso, sobe para 98 o número de pessoas que perderam a vida este ano no estado em decorrência do vírus influenza.


Os novos óbitos confirmados são nos municípios de Mamborê, Almirante Tamandaré e Curiúva. As vítimas tinham 17, 59 e 88 anos. Eram dois homens e uma adolescente.


No acompanhamento geral, a Sesa divulgou que o estado tem 512 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 438 pelo vírus H1N1. A maior parte das confirmações ocorre na região Metropolitana de Curitiba, que tem 201 registros. Foz do Iguaçu está em segundo lugar na quantidade de casos positivos, com 57.


Já Ponta Grossa, ocupa a terceira colocação, com 41. A 15ª Regional de Saúde e Maringá está em quarto lugar no ranking estadual, com 32 casos confirmados de influenza. O novo boletim da gripe está disponível no site: www.saude.pr.gov.br. Na página, a população também encontra medidas preventivas contra a doença.


As principais recomendações da Secretaria Estadual de Saúde são: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimento; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres; manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.


A Sesa ainda orienta sobre os sintomas compatíveis com a doença: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, dor nas articulações, prostração, corrimento excessivo do muco nasal e tosse seca. Pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar atendimento médico.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/EBC

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo