Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Municípios em epidemia estão sem inseticida para o fumacê


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 20/11/2019 às 20h21 Atualizado 25/02/2023 às 01h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Municípios paranaenses em epidemia de dengue estão sem inseticidas para o ‘fumacê’. A falta do produto é nacional, e o último repasse feito ao Paraná foi em julho. Ao todo, são 7 cidades em situação de epidemia em todo o estado.

O Paraná tem 1.234 casos positivos de dengue e mais de 10 mil notificações da doença, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). Em relação ao informativo anterior, são 205 novas confirmações e houve aumento de municípios em situação de epidemia.

Eram cinco na semana passada e agora são sete. Deste total, três cidades estão localizadas na região noroeste: Santa Isabel do Ivaí, Floraí e Uniflor. Em Santa Isabel do Ivaí, foram 93 casos de dengue confirmados nesta semana. A situação de epidemia é definida quando o município registra, proporcionalmente, 300 ou mais casos de dengue por 100 mil habitantes.

A CBN ligou na prefeitura da cidade para saber quais ações o município irá fazer para combater a doença e descobriu que o fumacê não será utilizado no combate ao mosquito Aedes Aegypti por falta de inseticida. No Paraná, o repasse pelo Ministério da Saúde não ocorre desde junho. O técnico Ronaldo Trevisan, da coordenadoria de Divisão de Vigilância Ambiental da Sesa, explica que o desabastecimento do produto é nacional.

Do total de casos positivos no Paraná, 898 são autóctones, de pessoas que foram infectadas nas cidades onde residem. Ou seja, o combate a dengue nas residências deve ser intensificado.

Por nota, o Ministério da Saúde informou que está regularizando o repasse do novo inseticida adquirido para fazer o fumacê nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Rio de Janeiro. O repasse será de 105.600 mil litros do produto.

Outros lotes devem ser liberados gradativamente para os demais estados desabastecidos até janeiro de 2020, incluindo o Paraná. O órgão também ressaltou que o inseticida para o fumacê é a última estratégia utilizada no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no país.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação