Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Missão Universitária leva solidariedade aos moradores de Jesuítas


Por Redação GMC Publicado 28/06/2019 às 17h28 Atualizado 23/02/2023 às 04h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Neste ano, acontece a 11ª Edição da Missão Universitária Irmão Henri Vergés. Entre os dias 1 e 6 de julho, acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Câmpus de Londrina, Maringá e Toledo, estarão na cidade de Jesuítas (PR) para compartilharem experiências de fé, solidariedade, espiritualidade. Ao todo, serão 45 estudantes que estarão em Jesuítas durante alguns dias do período de férias acadêmicas. Eles serão divididos em grupos e irão participar de diversas atividades junto às instituições sociais e educacionais do município.

“Para desenvolver este projeto partimos da convicção de que o jovem universitário possui grande dinamismo e vontade de construir um mundo diferente daquele no qual se insere”, destaca o analista de Pastoral da PUCPR de Toledo, Alcione José Feix. “Essa vontade de transformação revela um ímpeto de querer envolver-se em experiências humanitárias que o desafiem a superar cada vez mais as suas limitações culturais e históricas”, completa.

A Missão Universitária Irmão Henri Vergès propõe ser uma experiência propulsora de reflexão sobre a dignidade humana que visa a educação para a vida e para os valores sociais. Sua principal motivação está na possibilidade de desenvolvimento de ações com a aplicação dos conhecimentos acadêmicos. Os alunos passam por um processo de seleção e 15 são selecionados entre os candidatos. Em Maringá, o maior grupo é o dos alunos do curso de Direito, e os participantes têm entre 17 e 21 anos.

Para Gustavo Ciolli que acompanha o grupo de Maringá, o estudante da PUCPR que se propõe a participar da missão universitária vai com coração e mente abertos para uma experiência de imersão transformadora. Nesse sentido, ele leva uma expectativa de alegria e doação. “Quando esse estudante volta, ele compartilha com seus pares, conosco, pastoralistas, que recebeu muito mais do que ele doou dentro da missão. Eu acho que este é o melhor da missão: proporcionar uma experiência gratificante de doação de si mesmo ao estudante e ele perceber que existem outras formas de ser recompensado não só com dinheiro, mas também com sorriso, com o abraço e a gratidão daquele que ele atendeu”, avalia.

Os alunos irão ministrar palestras em escolas municipais e estaduais, visitar algumas famílias, realizar atividades com as crianças na praça e com os idosos em parceria com o CRAS, entre outras iniciativas. O grupo ficará hospedado na Paróquia Santo Inácio de Loyola, base para as ações comunitárias da missão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação