Fechar

Paraná

Ilha Grande

Incêndio já destruiu 35 mil hectares; animais tentam fugir das chamas

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 09:25 - 16 de Agosto de 2019

Nesta sexta-feira (16) faz seis dias que o fogo está destruindo a vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, no extremo noroeste do Paraná. O combate às chamas é intenso. Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), dos Bombeiros, da Política MIlitar e voluntários de prefeituras trabalham sem parar para conter os focos.


As equipes contam com drones e helicópteros neste trabalho. No ar, foi possível avistar cervos do Pantanal, animal símbolo do Parque Nacional de Ilha Grande, fugindo das chamas. Segundo o ICMbio, eles estão encontrando refúgios de vegetação para se abrigar.


O biólogo, Erick Caldas Xavier, chefe da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, diz que nessa quinta-feira (15) foi possível vencer o fogo na região norte do parque. A partir desta sexta o trabalho se concentra na região sul, onde 65 pessoas trabalham para tentar conter as chamas.


De acordo com o ICMbio, o fogo faz parte do ecossistema do Parque Nacional de Ilha Grande. Ocorre naturalmente de tempos em tempos. Mas também pode ter origem criminosa.

Bloco de Galeria

Fotos: ICMbio

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo