Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Ex-governador Beto Richa é preso em Curitiba


Por Folhapress Publicado 11/09/2018 às 10h19 Atualizado 18/02/2023 às 06h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prendeu o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) na 53ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (11).

Batizada de Operação Piloto, a ação tem objetivo de apurar suposto pagamento milionário de vantagem indevida, em 2014, da Odebrecht para agentes públicos e privados do Paraná. Eles investigam delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Cerca de 180 agentes federais cumprem 36 mandados judiciais em Salvador, São Paulo e nas cidades paranaenses de Curitiba, Lupianópolis e Colombo.

O nome da operação policial remete ao codinome atribuído pelo grupo Odebrecht nos seus controles de repasses de pagamentos indevidos a investigado nesta operação policial.

De acordo com o pórtal Banda B, o empresário e suplente de Senador Joel Malucelli também teve a prisão decretada, mas não estava em casa na hora da chegada dos policiais. Todos os mandados de prisão são temporários, ou sejam, de até cinco dias.

Atualizada às 7h39 – Em nota, o governo do Paraná afirmou que está colaborando com todas as investigações em curso. “A governadora Cida Borghetti ressalta que não aceita nenhum tipo de desvio de conduta dos seus funcionários e que criou a Divisão de Combate à Corrupção para reforçar o combate à esse tipo de crime. Hoje a divisão esta fazendo buscas e apreensão em uma operação que combate fraudes a licitação. O Governo do Estado vai aguardar a divulgação de mais informações a respeito dessa fase da Operação Lava Jato para tomar outras providências.”

Atualizada às 13h58 – Por determinação da governadora Cida Borghetti, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou, por meio de nota, que está colaborando com as operações do Gaeco e Lava Jato. “A direção do órgão foi substituída em abril de 2018 e não tolera práticas de corrupção. O órgão permanece à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. O DER-PR ressalta ainda que o programa Patrulha do Campo, iniciado em março de 2013, foi encerrado em julho de 2015. Já o contrato com a concessionária Rota das Fronteiras para a concessão do Corredor da PR-323 foi rescindido em maio de 2017, sem qualquer ônus para o Estado.”

Também por meio de nota, a atual governadora do Paraná, Cida Borghetti, se manifestou e afirmou que não participou de qualquer dos fatos que estão sendo alvos de operação policial nesta terça-feira. “Ela demitiu o ex-chefe de gabinete do Governo do Estado, Deonilson Roldo, e extinguiu a secretaria especial que era ocupada por Ezequeias Moreira.

A governadora reforça que criou a Divisão de Combate à Corrupção, que nesta terça-feira realiza uma operação de busca e apreensão dentro de uma investigação contra o crime de fraude à licitação. A governadora Cida Borghetti reafirma que não admite desvio de conduta de funcionários e assessores do Governo do Paraná. ‘Confio que a Justiça será feita'”, diz o comunicado. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação