Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

15ª Regional de Saúde contabiliza três mortes por meningite


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 02/03/2019 às 11h20 Atualizado 20/02/2023 às 10h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (1º) que a 15ª Regional de Saúde de Maringá registra o maior número de casos positivos e mortes por meningite entre as regionais do noroeste do Paraná. São 18 confirmações da doença e três mortes este ano, todos em janeiro.

A primeira morte aconteceu em Astorga. A vítima foi uma mulher de 53 anos. A segunda foi um menino de 5 anos, de Sarandi, que teve meningite viral e a terceira foi um menino de Maringá, de 1 ano e 2 meses, diagnosticado com meningite bacteriana.

Sobre as confirmações e mortes, a responsável pela área técnica de Vigilância Epidemiológica da 15ª Regional de Saúde, Greicy Cezar do Amaral, tranquiliza a população e explica que a quantidade de casos registrados está dentro do esperado para o início de ano.

A 13ª Regional de Saúde, de Cianorte, contabiliza dois casos positivos de meningite este ano e uma morte. Já a 11ª Regional de Saúde, de Campo Mourão, tem um caso positivo e uma morte por causa da doença. Nas regionais de Umuarama e Paranavaí, são duas confirmações de meningite cada uma e não houve mortes.

Sobre a transmissão da doença, Greicy reforça que a meningite é transmitida por meio da tosse, espirro e beijo. Quanto à prevenção, a melhor forma é por vacinas ofertadas na rede pública e privada.

Ouça as recomendações

Em 2018, a 15ª Regional de Saúde de Maringá registrou 289 casos de meningite e oito mortes em decorrência da doença.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação