Geral

finanças

Veja 4 impactos do 'sobe e desce' do dólar na sua vida

Publicado por Letícia Tristão, 15:24 - 12 de setembro de 2018

Dólar em alta, dólar em queda, taxas de câmbio... Mas o que isso significa, de fato, no cotidiano das pessoas?


Antes de mais nada, é preciso entender por que essa moeda é tão importante: o dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos, que é a maior economia mundial. Isso significa que qualquer variação ou alteração na economia norte-americana influencia nas moedas de outros países.


A cotação do dólar funciona como qualquer produto: oferta e procura. Quando há muita moeda americana em circulação, o preço do dólar cai. Quando há pouco dólar circulando pelo país, o preço tende a aumentar.


Mas, de volta à pergunta inicial: o que isso reflete na vida das pessoas?


O economista e colunista do Portal GMC Online e da CBN Maringá, João Ricardo Tonin, listou quatro pontos de impacto direto na vida dos brasileiros (e dos maringaenses, é claro) com as variações do dólar.


1 – Custo de vida


Alguns produtos que usamos no dia a dia são importados e, segundo Tonin, “toda vez que o câmbio aumenta, os produtos importados e os nacionais ficam mais caros. Isso porque os produtos normalmente precisam de insumos que são importados. Isso reflete no custo de vida”.


2 – Streaming


Vários serviços internacionais como Netflix, Spotfy e LinkedIn tendem a ficar mais caros com a depreciação do câmbio. Impacto diretíssimo.


3 – Combustíveis


A conversão do real para dólar é feita de forma direta sobre o preço dos combustíveis. “Quando o combustível fica mais caro ao ser importado, é natural que o custo seja repassado”.


4 – Imóveis


Mais uma vez, os insumos: vários deles são importados, o que reflete no custo do metro quadrado de uma construção civil. “Quando o câmbio aumenta, o custo da construção civil também se eleva. Aí as famílias têm um elevado custo de aquisição dos imóveis”, explica Tonin.


Não só a exportação precisa se preocupar com a variação do dólar. A elevação do câmbio causa impacto significativo na vida de todos. De acordo com João Ricardo Tonin, isso também quer dizer que toda vez que o câmbio deprecia, a inflação sobe, o que impacta em vários outros índices.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo