Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Terremoto atinge norte da Venezuela e é sentido no Brasil


Por Folhapress Publicado 22/08/2018 às 12h06 Atualizado 18/02/2023 às 00h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu na noite desta terça-feira (21) o norte da Venezuela e foi sentido em diversos países da região, incluindo no Brasil.

O governo venezuelano disse que até o momento não há informações sobre mortos ou desabamentos. O tremor atingiu ainda Bogotá e outras cidades da Colômbia e algumas ilhas caribenhas e foi sentido na região norte do Brasil, incluindo em Boa Vista.

O serviço geológico dos Estados Unidos disse que o terremoto aconteceu a uma profundidade de 123 quilômetros e teve seu epicentro próximo ao golfo de Cariaco, uma região pouco habitada onde os tremores de terra são comuns.

De acordo com especialistas ouvidos pela agência Reuters, a grande profundidade do tremor diminuiu sua força e provavelmente evitou uma grande destruição. Para comparação, o terremoto de 2010 no Haiti teve uma magnitude 7,0, mas deixou centenas de milhares de mortos.

O governador do estado venezuelano de Sucre, o mais próximo do epicentro, afirmou que apesar dos prédios terem balançado, não há mortos ou registros de desabamentos.
A agência Associated Press disse que uma escada rolante caiu em um shopping de Cumaná, capital de Sucre, e que algumas pessoas ficaram feridas, mas ainda não há informações oficiais sobre o caso.

A Reuters disse que a PDVSA, a estatal venezuelana de petróleo, também não registrou problemas em suas instalações. Um aviso de tsunami chegou a ser emitido, mas já foi cancelado.
No momento do tremor, o presidente da Assembleia Constituinte e aliado do ditador Nicolás Maduro, Diosdado Cabello, estava fazendo um discurso em Caracas ao fim de uma manifestação de apoio ao governo.

O evento estava sendo transmitido pela TV, que mostrou o momento que manifestantes começaram a gritar “terremoto”, ao que o político respondeu que o tremor era “é a revolução bolivariana falando com o mundo”.

Diversos moradores deixaram os prédios e foram para as ruas da capital, apesar de não haver registro de desabamentos na cidade.

O terremoto que atingiu a Venezuela foi sentido no começo da noite na cidade de Pacaraima(RR), nesta terça-feira (21), na fronteira do Brasil com a Venezuela, segundo alguns taxistas e venezuelanos, a rodoviária da parecia que ia desabar e fez um forte barulho por causa da estrutura metálica, no Hotel Pacaraima. Jornalistas deixaram as pressas os quartos quando sentiram o tremor.

Leia mais notícias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal, que aciona polícia


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…

Geral

Voçoroca em SP: técnicos avaliam relação de novo fator com ampliação da cratera em Lupércio


A formação da voçoroca, como é conhecido este fenômeno geológico, em Lupércio, no interior paulista, é atribuída pela Defesa Civil…


A formação da voçoroca, como é conhecido este fenômeno geológico, em Lupércio, no interior paulista, é atribuída pela Defesa Civil…