Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Sem chuva há 21 dias, Maringá tem níveis baixos de umidade do ar


Por Monique Manganaro Publicado 24/06/2019 às 14h21 Atualizado 23/02/2023 às 02h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá está sem chuva há 21 dias e as consequências do tempo seco já são perceptíveis. A falta de chuva diminui os níveis da umidade relativa do ar e pode afetar a saúde da população.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ser considerado aceitável, o índice precisa estar acima de 60%. Em Maringá, o nível já chegou a 30% neste mês de junho, conforme dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com o geógrafo climatologista e coordenador da estação, Leandro Zandonadi, a última chuva registrada na cidade foi no dia 3 deste mês, quando choveram pouco mais de três milímetros. Antes disso, havia chovido, também, nos dias 1º e 2, sendo registrada neste segundo a quantidade mais expressiva, 26 milímetros.

Zandonadi explica que a umidade do ar fica mais baixa, principalmente, durante a tarde. Neste domingo (23), por exemplo, entre às 15h e às 16h, o índice chegou a 33%. Na manhã desta segunda-feira (24), a taxa era de 50%.

Vem chuva por aí?

Sem grandes alterações há semanas, parece que a previsão do tempo finalmente vai mudar. Isso porque são esperadas pancadas de chuva para Maringá ainda esta semana, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A previsão é confirmada também pelo site de meteorologia Climatempo.

Segundo o Simepar, são esperados pouco mais de cinco milímetros de chuva na quarta-feira (26). A probabilidade é de 60%.

Já o Climatempo mostra que devem chover ao menos 10 milímetros na cidade neste dia. A previsão se estende, ainda, para quinta-feira (27), quando são esperados mais cinco milímetros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação